ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS 2 ANOS DO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PEDAGÓGICO NO FORTALECIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21983Palavras-chave:
Letramento. Alfabetização. Suporte Pedagógico. Aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas e ações didáticas desenvolvidas no suporte pedagógico para a alfabetização e letramento de alunos do 2 ano da E.M Professora Consuelo Amora, Fortaleza. Nesse sentido embasamos a metodologia desta pesquisa como qualitativa, dada a necessidade de análise e reflexão dos sujeitos envolvidos, ancorando-a em pesquisas bibliográficas, de campo e questionários semiestruturados. Como resultados observou-se uso de materiais concretos, como alfabetos móveis, silabários, jogos educativos, textos e pequenas produções para o desenvolvimento da leitura e escrita nos alunos acompanhados. As atividades foram desenvolvidas e planejadas seguindo as individualidades, especificidades e níveis de cada aluno ou grupo. Concluímos, que os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento satisfatório e lúdico dos processos de alfabetização e letramento. As crianças acolhidas pelo suporte pedagógico apresentaram taxas superiores a 75% de avanço na fluência leitora, 65% na construção de frases e 60% na produção de pequenos textos. Reforçando a necessidade de uma ampliação das políticas voltadas para ações pedagógicas similares (de apoio multidisciplinar) como instrumento para o fortalecimento da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY