ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO, EFETIVIDADE E RESULTADOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO MINISTRO REIS VELLOSO

Autores

  • Maria Vitória Lima Aragão Universidade Federal do Delta do Parnaíba image/svg+xml
  • Osmar Rufino Braga Universidade Federal do Delta do Parnaíba image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14916

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento. Pandemia. Projeto pedagógico.

Resumo

Esse artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa que discutir o contexto, a efetividade e os resultados da intervenção do Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso, da cidade de Parnaíba (PI), voltado para a alfabetização e letramento de crianças, do segundo ao quinto ano do ensino fundamental, afetadas pelas perdas educacionais decorrentes da Pandemia do COVID-19. A problemática envolve as questões referentes às situações de aprendizagem que estão relacionados ao déficit na alfabetização e letramento dos alunos e das alunas, em decorrência da ineficiência do ensino remoto emergencial. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, buscando uma aproximação com o método etnográfico, cuja produção dos dados foi realizada com um grupo formado por uma docente e dois bolsistas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, envolvidos no referido projeto. A conclusão é que o projeto teve como resultado a constatação de que o ensino remoto emergencial, de fato, não proporcionou a consolidação da alfabetização de todos os alunos e alunas da escola, embora tenha cumprido seus objetivos, gerando impactos positivos nas atividades e na formação dos futuros educadores/ras.

Biografia do Autor

Maria Vitória Lima Aragão, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Osmar Rufino Braga, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e docente da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Aragão, M. V. L., & Braga, O. R. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO, EFETIVIDADE E RESULTADOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO MINISTRO REIS VELLOSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2025–2045. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14916