O USO DO TEXTO MULTISSEMIOTICO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Lívia Barbosa Pacheco Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Barbara Santos Vieira UNEB
  • Daniela Jacó Xavier da Costa Andrade UNEB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9335

Palavras-chave:

Texto multissemiótico. Alfabetização. Letramento.

Resumo

O uso do texto multissemiótico tem se destacado como uma estratégia pedagógica para a alfabetização e letramento, pois possibilita o uso de diferentes linguagens no processo de aprendizagem. Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados do uso do texto multissemiótico no processo de alfabetização e letramento de alunos em idade escolar. Os resultados demonstraram que o uso do texto multissemiótico contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e compreensão de diferentes linguagens nos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso. Além disso, os alunos demonstraram maior participação e engajamento nas atividades escolares. O uso do texto multissemiótico pode ser uma estratégia eficaz para a alfabetização e letramento de alunos em idade escolar, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos e criativos. Portanto, é importante que os professores incluam essa estratégia em sua prática pedagógica para tornar o processo de aprendizagem mais completo e significativo.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-3148-5536. 

Ana Barbara Santos Vieira, UNEB

Discente da Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEB). Membro do grupo de pesquisa Polifonia(UNEB) e Ludarte (UNEB). Bolsista de Extensão do Projeto Universidade Solidária (UNEB).  Lattes: https://lattes.cnpq.br/616804222982121.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1917-6834.

Daniela Jacó Xavier da Costa Andrade, UNEB

Discente da Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEB). Membro do grupo de pesquisa Ludarte (UNEB) Pesquisadora bolsista CNPQ. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9778-7900. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7376316360777803.

 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Souza, L. B. P., Vieira, A. B. S., & Andrade, D. J. X. da C. (2023). O USO DO TEXTO MULTISSEMIOTICO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1417–1424. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9335