BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS COMO ELEMENTO FORMADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10716

Palavras-chave:

Brincadeiras africanas. Afro-brasileiras. Educação escolar. Diversidade cultural.

Resumo

O estudo da influência das brincadeiras africanas e afro-brasileiras na educação escolar brasileira é crucial para promover uma abordagem educacional inclusiva e enriquecedora, que reconheça e celebre a diversidade cultural e histórica do Brasil, contribuindo para uma formação de cidadãos conscientes, respeitosos e empoderados. Nesse sentido, o presente artigo examinou o papel essencial das brincadeiras africanas e afro-brasileiras como elementos formadores na educação escolar, destacando o brincar subversivo e lúdico enraizado nas raízes culturais e históricas. Ao longo do texto, discute-se como essas práticas promovem a interdisciplinaridade, desenvolvem competências sociais e emocionais, contribuem para a educação das relações étnico-raciais e impactam o processo de ensino-aprendizagem. Considerando considerações finais e perspectivas futuras, enfatiza-se a importância de abraçar as brincadeiras como ferramentas pedagógicas vitais, para construir um ambiente educacional inclusivo e empoderador, que celebre a diversidade cultural e promova uma compreensão mais profunda das identidades afrodescendentes e de suas contribuições para a sociedade.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM UFBA; Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS UFBA; Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UNIAFRO UNILAB; e discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536.

Elizabete Essamai Manga, UNILAB

Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB). Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2928-0421. 

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Souza, L. B. P., & Manga, E. E. (2023). BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS COMO ELEMENTO FORMADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1435–1445. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10716