ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS

Autores

  • Marinalva Maniçoba de Lira Faculdade Apogeu
  • Mariana Maniçoba de Lira Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos
  • Denise Torres Maniçoba Faculdade Apogeu
  • Eliane de Jesus Araujo Secretaria Municipal de Novo Gama-GO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8840

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Gêneros. Textos. Social.

Resumo

Este artigo pretende analisar a experiência de desenvolver a alfabetização com alunos em fase de aflabetização do ensino fundamental 1, será realizado e desenvolvido a luz da perspectiva do letramento tomando como base a inserção de gêneros textuais diversos no processo. Tendo como apoio fundamental a base teórica de Magda Soares, Marlene Carvalho e Paulo Freire, dentre outros. Visa conduzir o professor a desenvolver práticas de inserção de gêneros textuais diversos concomitantemente com a decodificação do código escrito, fazendo com que esse processo insira o aluno em um ambiente significativo que leve a condução deste em busca de uma apropriação de leitura e escrita para o uso na vida social, direcionando-o para diferentes caminhos da cidadania. Faz-se mister destacar que para aprender a ler é necessário apropriar-se das letras e dos sons que os textos representam, porém é também primordial a busca pelo sentido do texto sabendo realmente o que está escrito. Objetiva- se desta forma mostrar que indubitavelmente a articulação das duas facetas da aprendizagem: alfabetização e letramento contribuirão positivamente para que a leitura e a escrita ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, corroborando assim para uma mudança positiva nos índices de fracasso que vem sofrendo a alfabetização, transformando alunos em pessoas capazes de entenderem o que leem e consequentemente se expressem de uma forma clara com um vocabulário próprio, para sobretudo ganharem o mundo através de novos horizontes.

Biografia do Autor

Marinalva Maniçoba de Lira, Faculdade Apogeu

Especialização em Linguística aplicada à língua e à literatura- Faculdade Apogeu
-Orientação educacional- Faculdade Apogeu.

Mariana Maniçoba de Lira, Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos. 

Denise Torres Maniçoba, Faculdade Apogeu

Professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Especialização em docência do ensino superior- Faculdade Apogeu.

Eliane de Jesus Araujo, Secretaria Municipal de Novo Gama-GO

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios – FAMATEC e Orientação Educacional e Ensino Especial pela Faculdade de Ciência, Educação e Teologia do Norte do Brasil – FACETEN. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Novo Gama-GO. 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Lira, M. M. de ., Lira, M. M. de ., Maniçoba, D. T. ., & Araujo, E. . de J. . (2023). ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 402–407. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8840