COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: INTEGRAR A ALFABETIZAÇÃO DIGITAL COM O ENSINO TRADICIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA PREPARAR OS ALUNOS PARA A COMUNICAÇÃO NO MUNDO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15671

Palavras-chave:

Alfabetização digital. Educação-ensino fundamental. Formação do indivíduo.

Resumo

O presente tem o intuito de analisar o processo que o individuo faz para atingir um desenvolvimento intelectual, social através das habilidades desenvolvidas em seu processo escolar e em seu meio de convivência, pensando em contribuir com um bom desenvolvimento através do letramento digital em junção com ensino tradicional da língua portuguesa. Nessa perspectiva, busca-se evidenciar de que forma a alfabetização digital desempenha as capacidades múltiplas do indivíduo em seu processo educacional, social e cultural para o preparo dos alunos para a comunicação no mundo digital. O tema foi escolhido por ser dinâmico e atual, sem perder a verdadeira essência da sede do conhecimento e do aprendizado. As capacidades múltiplas do indivíduo são desenvolvidas através do seu contato diariamente com diferentes tipos de textos, sejam eles impressos ou digitais, caracterizados como gêneros textuais, com estrutura verbal ou não verbal.  Conclui-se que, embora o ensino tradicional da língua portuguesa necessite que seja dado continuidade, é possível e benéfico a integração com a alfabetização digital.

Biografia do Autor

Roberta Preissler Marcolino Giovanelli, Christian Business School

Mestrado em Ciências da Educação, Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrado em Ciências da Educação, Christian Business School. Doutor em biologia, UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

Giovanelli, R. P. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: INTEGRAR A ALFABETIZAÇÃO DIGITAL COM O ENSINO TRADICIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA PREPARAR OS ALUNOS PARA A COMUNICAÇÃO NO MUNDO DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2205–2220. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15671