PRÁTICA DE LEITURA, UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: REALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Juliana Gomes Ferreira UNADES
  • Marta Lucia de Souza Celino Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Hildeci de Souza Dantas Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20796

Palavras-chave:

Práticas de Leitura. Ensino-Aprendizagem. Ensino Fundamental.

Resumo

O artigo em tela objetiva dialogar acerca da prática de leitura alicerçando neste caminho as realidades e os desafios que estudantes do Ensino Fundamental I enfrentam durante o seu processo de ensinagem. Além disso, consiste em refletir sobre o papel que a leitura tem na construção, no fortalecimento e desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Por sua vez, a prática de leitura se consolida a partir do processo de ensino-aprendizagem, da formação da imaginação, da criatividade, da ampliação linguística e da compreensão de mundo. Nesse enfoque o mínimo aceitável recai antes ao processo de ler, compreender e interpretar. O aporte metodológico se prende ao repertório de uma pesquisa do tipo bibliográfica contendo em sua forma a abordagem qualitativa. A pesquisa aponta que contar com um diálogo necessário para a construção e ampliação de novas práticas leitoras é fundamental todos os estudantes saibam ler, compreender, interpretar e produzir textos. Em consonância, sabemos que são inúmeros os benefícios que se tem quando se dá total importância para o papel da leitura junto ao chão da escola. Contudo, dialogar a esse respeito é desenvolver novas habilidades para uma formação cidadã com qualidade leitora. Conclui-se, portanto, que em linhas gerais, deve haver no chão da escola a necessidade de uma postura mais adequada para que à leitura esteja sempre direcionada para um contexto leitor reflexivo e que contemple uma leitura da prática em todos os sentidos ao passo que ao entrar na sala de aula, o professor estimule e incentive a essa prática como um ato do processo de ensinagem como um todo e para todos, a saber: estudantes do Ensino Fundamental I – (1º ao 5º ano).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Gomes Ferreira, UNADES

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES/PY. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Integrada de Patos – FIP, Brasil (2016). Especialista em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano pelo Centro de Mediadores Instituto de Ensino – CMIE, Brasil (2015). Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica pelo Instituto Superior em Psicologia e Educação – ESPE, Brasil (2023). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Santa Cruz - ISED, Brasil (2015).  

Marta Lucia de Souza Celino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2001). 

Hildeci de Souza Dantas, Universidade Federal do Piauí

Pedagogo e Pós-Doutor em Educação pela Educaler University (2022). Doutor em Educação pela UNILOGOS (2019). Mestre em Ciências da Educação pela CBS (2023). Especialista em linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2024). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2022). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Dynamus de Campinas, FADYC (2020). Licenciado em Letras com habilitação em Letras e Espanhol pela Faculdade Integrada de Brasília – FABRAS (2020). 

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

Ferreira, J. G., Celino, M. L. de S., & Dantas, H. de S. (2025). PRÁTICA DE LEITURA, UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: REALIDADES E DESAFIOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2902–2921. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20796