GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE JUAZEIRO DO NORTE - CE

Autores

  • Maria Deuzani da Silva Lacerda World University Ecumenical
  • Hildeci de Souza Dantas Educaler University
  • Jany Mary Alencar Leite Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20446

Palavras-chave:

Gestão Escolar Democrática. Ensino Público e Escola Contemporânea.

Resumo

O artigo em apreço é um recorte-chave de uma pesquisa de mestrado em Ciências da Educação pela World University Ecumenical - (WUE), onde objetivou-se analisar como gestores, docentes e comunidade escolar percebem a proposta da gestão democrática e como vêm se colocando frente às suas implicações práticas. O estudo é descritivo exploratório, bibliográfico e documental possuindo uma abordagem qualitativa. No entanto, o levantamento e análise de dados se deram por meio de documentação: órgãos colegiados, projeto político pedagógico e regimento interno da escola, sendo aplicados questionários ao núcleo gestor, comunidade escolar e docente entre os meses de abril a dezembro de 2024 numa escola pública estadual do Estado do Ceará. Os resultados evidenciam que o local da pesquisa pode ser (avaliada) como uma instituição de ensino que prima por princípios democráticos, possuindo certa qualidade para todos, pois houve mudanças de contextos organizacionais traduzida por uma versão contemporânea ao invés de tradicional. Conclui-se, portanto, que é preciso conscientização da sociedade em rever que o sistema político por si só não é democrático, pois a participação da comunidade escolar, família e escola são relevantes para que se alinhem aos princípios de gestão escolar viável e contemporânea.

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Biografia do Autor

Maria Deuzani da Silva Lacerda, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – QUE. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Juazeiro do Norte – FJN (2008). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Vale do Acaraú – UVA (2000). Licenciada em Letras pela Universidade Vale do Acaraú – UVA (2004). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA (1998). 

Hildeci de Souza Dantas, Educaler University

Pós-Doutor em Educação pela Educaler University (2022). Doutor em Educação pela Logos University International – Unilogos (2019). Mestre em Ciências da Educação pela Christian Business School - CBS (2023). Especialista em linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2024). Licenciado em Letras com habilitação em Letras e Espanhol pela Faculdade Integrada de Brasília – FABRAS (2020).  

Jany Mary Alencar Leite, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2005). Especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Bacharela em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2024).  

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Lacerda, M. D. da S., Dantas, H. de S., & Leite, J. M. A. (2025). GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE JUAZEIRO DO NORTE - CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2510–2531. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20446