A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O DIREITO À EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21669Palavras-chave:
Gestão Escolar. Democracia. Direito à Educação. Política Educacional.Resumo
O presente estudo tem como tema a gestão democrática como princípio essencial para a efetivação do direito à educação no Brasil. O objetivo central é discutir o papel da gestão escolar democrática na concretização do direito à educação, de modo a contribuir para o debate contemporâneo sobre as políticas públicas educacionais. A pesquisa utilizou o método de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em obras, dissertações, artigos e dispositivos legais, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996). Os resultados apontaram que, embora a legislação brasileira assegure a gestão democrática como princípio do ensino público, sua efetivação ainda enfrenta entraves como a centralização administrativa, a fragilidade dos colegiados escolares e a limitação de recursos. Evidenciou-se que a democratização da gestão requer autonomia institucional, fortalecimento dos conselhos escolares, incentivo à participação da comunidade e valorização dos profissionais da educação. Conclui-se que a gestão democrática deve ser compreendida como prática social e política voltada à construção de uma escola participativa, essencial para garantir o direito à educação com equidade e qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY