UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE O TDAH: IMPLICAÇÕES, POSSIBILIDADES E APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20660Palavras-chave:
TDAH e Criança. Psicanálise e Educação. Ensino e Aprendizagem.Resumo
O artigo em tela versa sobre um recorte-chave de uma pesquisa de mestrado em Ciências da Educação pela World University Ecumenical - (WUE) objetivando promover o acolhimento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), especialmente no ambiente escolar, apoiado pela Psicanálise. A base da investigação segue a pesquisa de natureza qualitativa e descritivo-exploratória sendo realizada particularmente em um consultório com apreciação de uma Psicanalista oriunda de uma escola municipal localizada na cidade de Barbalha - CE. A análise conta com um estudo de caso com fulcro em três crianças que apresentam sinais de TDAH. A esse respeito, foi realizada entrevista com a profissional da área para entender a aproximação do estudo investigativo. Os resultados apontam que o TDAH infantil não deve ser visto apenas como uma condição neurobiológica, mas como expressão de conflitos psíquicos relacionados ao ambiente familiar e escolar. As entrevistas revelaram desconhecimento das professoras sobre a abordagem psicanalítica do TDAH, mas ao mesmo tempo disposição para acolher e aprender. Conclui-se que a Psicanálise, quando aliada as práticas pedagógicas sensíveis, permite que crianças com TDAH sejam compreendidas em sua singularidade e tenham o seu desenvolvimento favorecido.
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