UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE O TDAH: IMPLICAÇÕES, POSSIBILIDADES E APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Mariza Danielli Pereira Sobreira World University Ecumenical
  • Hildeci de Souza Dantas Educaler University
  • Jany Mary Alencar Leite Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20660

Palavras-chave:

TDAH e Criança. Psicanálise e Educação. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O artigo em tela versa sobre um recorte-chave de uma pesquisa de mestrado em Ciências da Educação pela World University Ecumenical - (WUE) objetivando promover o acolhimento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), especialmente no ambiente escolar, apoiado pela Psicanálise. A base da investigação segue a pesquisa de natureza qualitativa e descritivo-exploratória sendo realizada particularmente em um consultório com apreciação de uma Psicanalista oriunda de uma escola municipal localizada na cidade de Barbalha - CE. A análise conta com um estudo de caso com fulcro em três crianças que apresentam sinais de TDAH. A esse respeito, foi realizada entrevista com a profissional da área para entender a aproximação do estudo investigativo. Os resultados apontam que o TDAH infantil não deve ser visto apenas como uma condição neurobiológica, mas como expressão de conflitos psíquicos relacionados ao ambiente familiar e escolar. As entrevistas revelaram desconhecimento das professoras sobre a abordagem psicanalítica do TDAH, mas ao mesmo tempo disposição para acolher e aprender. Conclui-se que a Psicanálise, quando aliada as práticas pedagógicas sensíveis, permite que crianças com TDAH sejam compreendidas em sua singularidade e tenham o seu desenvolvimento favorecido.

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Biografia do Autor

Mariza Danielli Pereira Sobreira, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE. Especialista em Teoria Psicanalítica pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO (2017). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2006). Licenciada Plena pelo Programa Especial de Formação Pedagógica para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2003). Licenciada em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO (2012).  

Hildeci de Souza Dantas, Educaler University

Pedagogo e Pós-Doutor em Educação pela Educaler University (2022). Doutor em Educação pela UNILOGOS (2019). Mestre em Ciências da Educação pela CBS (2023). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela UFPI (2023). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela FAVENI (2021). Neuropsicopedagogia pela Faculdade Dom Alberto (2019).  

Jany Mary Alencar Leite, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2005). Especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Bacharela em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2024). 

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Sobreira, M. D. P., Dantas, H. de S., & Leite, J. M. A. (2025). UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE O TDAH: IMPLICAÇÕES, POSSIBILIDADES E APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1503–1526. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20660