IMPLICAÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE CRECHE: UM OLHAR CRÍTICO A FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Milena Tavares do Nascimento Mena UNADES
  • Cleoneide Moura Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Hildeci de Souza Dantas Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20746

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores. Criança e Professor de Creche. Implicações. Possibilidades e Desafios.

Resumo

O artigo cumpre o papel da formação continuada pelo viés do professor de creche. Objetiva abordar três aporte-chaves para o desafio lançado para este profissional. Porém, o berço da educação é fortemente atrelado às crianças de 0 a 3 anos de idade, daí a sua importância temática, pois é na creche que se fortalece o embate da personalidade educacional de cada criança, uma vez que os professores também estão focados em ensinar com verdades práticas de sua formação pedagógica. O trabalho se incumbe de apontar a formação continuada do professor de creche levando em consideração os desafios na atualidade. O trabalho concentra-se em dialogar acerca das implicações, das possibilidades e dos desafios que os professores de creches terão com a formação continuada. A abordagem é qualitativa e se atém ao teor bibliográfico trilhado por um olhar crítico frente ao professor de creche em formação e/ou pós-formação. Aponta-se que os professores de creche precisam se qualificar para atuar de forma plena e exitosa, pois o afeto, o amor e a empatia são significativos para o ato de ensinar em creche. Conclui-se que a formação continuada é urgente mesmo que este/as estejam atuando sem pós-formação, pois ficou claro que a promoção de formação continuada é essencial para melhorar o desempenho da docência o que, por consequência, resulta em um trabalho pedagógico mais qualificado e exitoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Tavares do Nascimento Mena, UNADES

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai (2025). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Brasil (2016). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins, Brasil (2012).

Cleoneide Moura Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil (2012). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil (2006). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil (2001). 

Hildeci de Souza Dantas, Educaler University

Pós-Doutor em Educação pela Educaler University (2022). Doutor em Educação pela Unilogos (2019). Mestre em Ciências da Educação pela CBS(2023). Especialista em linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2024). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2022). Especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2022). Licenciado em Letras com habilitação em Letras e Espanhol pela Faculdade Integrada de Brasília – FABRAS (2020) e Pedagogo.

Downloads

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Mena, M. T. do N., Nascimento, C. M., & Dantas, H. de S. (2025). IMPLICAÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE CRECHE: UM OLHAR CRÍTICO A FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2752–2777. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20746