A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLA PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Glacimeyre Lima Rebouças Universidade Del Sol
  • Amsterdan Ferreira Rebouças Universidade Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10657

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Pessoa com deficiência. Acesso. Dificuldades na inclusão.

Resumo

A Inclusão Escolar consiste em um processo transformador da sociedade, mais especificamente da comunidade escolar por meio de alterações em ambientes físicos e de mudanças de atitudes e concepções das pessoas sobre esse assunto, inclusive da própria pessoa com deficiência física. Grandes foram os avanços nesse contexto como a implantação de Leis que asseguram os direitos da pessoa com deficiência. Entretanto, para uma efetivação plena da referida legislação há a necessidade de tempo hábil e, como se trata de um processo, as necessárias mudanças não ocorrem de imediato e, observando o contexto global verifica-se que ainda há muitas unidades escolares que impõem resistência à inclusão de criança com deficiência na sala de aula regular. A partir dessa problemática, a presente pesquisa teve como objetivo principal estudar, identificar, analisar e compreender fatos relacionados à inclusão de pessoa com deficiência física na escola. Como referências desse estudo destacam-se: Laplane (2018); Pacheco (2016); Munhoz; Lima (2015); Araújo (2016); Brasil. Lei n° 13.146, 2015, Brasil, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015); Cunha (2015), Sanches Neto, (2017); Gil apud Yin, (2015, 2011, 2019); Mantoan (2010, 2013, 2015, 2017) Lakatos, Marconi (2011), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionário semiestruturado com o intuito de coletar percepções e opiniões sobre o processo da inclusão da pessoa com deficiência na sala de aula regular e as dificuldades relativas enfrentadas pelos gestores, professores e outros atores da educação. O objeto de estudo foi a escola pública municipal Santa Isabel, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. De acordo com as opiniões e percepções coletadas na presente pesquisa na forma de estudo de caso, são desafios fundamentais da escola Santa Isabel: Promover a integração com parceria entre família e escola para que assim se possa obter melhores e maiores possibilidades de acerto quanto ao que fazer no convívio com o estudante com deficiência e, dessa forma, envolvê-lo com qualidade no processo de ensino-aprendizagem; Promover uma formação continuada para todos profissionais da escola objeto desse estudo para que aprendam a melhor lidar com todos no contexto de uma escola inclusiva; Melhorar os espaços com seus materiais adaptados e criar acessos adequados ao estudante com deficiência; Reconhecer e promover a valorização dos profissionais que lidam com classes numerosas que incluem alunos(as) com deficiência; Exigir a criação de melhores políticas públicas municipais de atenção e apoio ao contexto da inclusão nas escolas, tais como acompanhante e materiais adequados ao deficiente cadeirante, construindo mais acessos na inclusão ambiental, digital e social. Finalmente, há o intuito de que o presente estudo auxilie outros trabalhos com a temática da inclusão na escola pública e que possa promover outras pertinentes discussões e reflexões como forma de incentivo aos muitos outros estudos que objetivam contribuir com uma melhor compreensão dos desafios da pessoa com deficiência, os desafios dos gestores, professores e outros atores da educação na escola que trabalha com inclusão. Também é importante inferir que o referido estudo será encaminhado à Secretaria da Educação da cidade Fortaleza e à Escola Municipal Santa Isabel para que tenham conhecimento do objetivo desse trabalho que é contribuir significativamente com outras pesquisas em escolas públicas municipais cujos contextos abordem problemas, desafios e soluções que necessitem ser incubados durante a elaboração e execução de políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Glacimeyre Lima Rebouças, Universidade Del Sol

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil. Especialização em Educação Especial Inclusiva, Gestão Escolar. Mestrado em Educação pela Universidade Del Sol, Assuncion, Paraguay. Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ceará, com foco de atuação e pesquisa em Educação Inclusiva.

Amsterdan Ferreira Rebouças, Universidade Del Sol

Professor da prefeitura de Fortaleza, Ceará e do Governo do Estado do Ceará. Advogado formado pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF. Bacharel em Biologia e Licenciatura plena em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará. Faz parte da Comissão em Defesa das Pessoas com Doenças Raras da OAB-CE. Mestre em Educação pela Universidade Del Sol, Assuncion, Paraguay. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.  Especialista em Ensino de Biologia pelo Centro Universitário Farias Brito, Fortaleza, Ceará.

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Rebouças, G. L., & Rebouças, A. F. (2023). A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLA PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 939–960. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10657