A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLA PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10657Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Pessoa com deficiência. Acesso. Dificuldades na inclusão.Resumo
A Inclusão Escolar consiste em um processo transformador da sociedade, mais especificamente da comunidade escolar por meio de alterações em ambientes físicos e de mudanças de atitudes e concepções das pessoas sobre esse assunto, inclusive da própria pessoa com deficiência física. Grandes foram os avanços nesse contexto como a implantação de Leis que asseguram os direitos da pessoa com deficiência. Entretanto, para uma efetivação plena da referida legislação há a necessidade de tempo hábil e, como se trata de um processo, as necessárias mudanças não ocorrem de imediato e, observando o contexto global verifica-se que ainda há muitas unidades escolares que impõem resistência à inclusão de criança com deficiência na sala de aula regular. A partir dessa problemática, a presente pesquisa teve como objetivo principal estudar, identificar, analisar e compreender fatos relacionados à inclusão de pessoa com deficiência física na escola. Como referências desse estudo destacam-se: Laplane (2018); Pacheco (2016); Munhoz; Lima (2015); Araújo (2016); Brasil. Lei n° 13.146, 2015, Brasil, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015); Cunha (2015), Sanches Neto, (2017); Gil apud Yin, (2015, 2011, 2019); Mantoan (2010, 2013, 2015, 2017) Lakatos, Marconi (2011), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionário semiestruturado com o intuito de coletar percepções e opiniões sobre o processo da inclusão da pessoa com deficiência na sala de aula regular e as dificuldades relativas enfrentadas pelos gestores, professores e outros atores da educação. O objeto de estudo foi a escola pública municipal Santa Isabel, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. De acordo com as opiniões e percepções coletadas na presente pesquisa na forma de estudo de caso, são desafios fundamentais da escola Santa Isabel: Promover a integração com parceria entre família e escola para que assim se possa obter melhores e maiores possibilidades de acerto quanto ao que fazer no convívio com o estudante com deficiência e, dessa forma, envolvê-lo com qualidade no processo de ensino-aprendizagem; Promover uma formação continuada para todos profissionais da escola objeto desse estudo para que aprendam a melhor lidar com todos no contexto de uma escola inclusiva; Melhorar os espaços com seus materiais adaptados e criar acessos adequados ao estudante com deficiência; Reconhecer e promover a valorização dos profissionais que lidam com classes numerosas que incluem alunos(as) com deficiência; Exigir a criação de melhores políticas públicas municipais de atenção e apoio ao contexto da inclusão nas escolas, tais como acompanhante e materiais adequados ao deficiente cadeirante, construindo mais acessos na inclusão ambiental, digital e social. Finalmente, há o intuito de que o presente estudo auxilie outros trabalhos com a temática da inclusão na escola pública e que possa promover outras pertinentes discussões e reflexões como forma de incentivo aos muitos outros estudos que objetivam contribuir com uma melhor compreensão dos desafios da pessoa com deficiência, os desafios dos gestores, professores e outros atores da educação na escola que trabalha com inclusão. Também é importante inferir que o referido estudo será encaminhado à Secretaria da Educação da cidade Fortaleza e à Escola Municipal Santa Isabel para que tenham conhecimento do objetivo desse trabalho que é contribuir significativamente com outras pesquisas em escolas públicas municipais cujos contextos abordem problemas, desafios e soluções que necessitem ser incubados durante a elaboração e execução de políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva.
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