EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA A PARTIR DA PRÁTICA HUMANISTA

Autores

  • Luana Carolina da Silva Cordeiro Universidad Del Sol
  • Marta Lúcia de Souza Celino UERJ
  • Hildeci de Souza Dantas Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20638

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos - EJA. Políticas Públicas. Educação e Prática Humanizada de Ensino na EJA.

Resumo

O artigo se assenta ao rol do Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES/PY. Objetiva-se focar em autores que dialogam acerca da Educação de Jovens e Adultos – EJA traçando as políticas públicas de educação na EJA bem como abarcar a importância de práticas humanizadoras no processo educativo, na contemporaneidade. O método eleito é a pesquisa qualitativa respaldada por um aporte-teórico cunhado em autores que dialogaram acerca da educação brasileira desde os tempos mais remotos chegando até a atualidade. A pesquisa mostra que o êxito para um ensino humanizado com foco na EJA se constrói em conjunto com (educadores e estudantes), isto é, que trabalhem a favor de atividade grupal, em que seja possível o aprender valores como: a bondade, a gentileza e a empatia, etc. Conclui-se que no ensino da EJA se deve conceber da importância construída pelo (educador) frente à sua própria complexidade de ensinagem. Além disso, é a partir de atividade grupal que se alinha também no (aluno) a capacidade de dialogar e contribuir efetivamente por um ensino onde se deve (aprender a aprender) e (aprender), para não se desfocar de si mesmo, uma vez que na educação humanista é esperado que os (alunos) sejam: críticos, participativos, proativos e autossuficientes para lutar por uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Luana Carolina da Silva Cordeiro, Universidad Del Sol

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES/PY. Especialista em Transtorno do Espectro Autista - TEA pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2025). Especialista em Análise do Comportamento Aplicado – ABA pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2024). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Cesumar - UNICESUMAR (2021).

Marta Lúcia de Souza Celino, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2001).  

Hildeci de Souza Dantas, Educaler University

Pedagogo e Pós-Doutor em Educação pela Educaler University (2022). Doutor em Educação pela UNILOGOS (2019). Mestre em Ciências da Educação pela CBS (2023). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela UFPI (2023). Especialista em linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2024). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela FAVENI (2021). Neuropsicopedagogia pela Faculdade Dom Alberto (2019). Licenciado em Letras com habilitação em Letras e Espanhol pela Faculdade Integrada de Brasília – FABRAS (2020).  

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Publicado

2025-08-13

Como Citar

Cordeiro, L. C. da S., Celino, M. L. de S., & Dantas, H. de S. (2025). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA A PARTIR DA PRÁTICA HUMANISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1074–1096. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20638