EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA A PARTIR DA PRÁTICA HUMANISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20638Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos - EJA. Políticas Públicas. Educação e Prática Humanizada de Ensino na EJA.Resumo
O artigo se assenta ao rol do Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES/PY. Objetiva-se focar em autores que dialogam acerca da Educação de Jovens e Adultos – EJA traçando as políticas públicas de educação na EJA bem como abarcar a importância de práticas humanizadoras no processo educativo, na contemporaneidade. O método eleito é a pesquisa qualitativa respaldada por um aporte-teórico cunhado em autores que dialogaram acerca da educação brasileira desde os tempos mais remotos chegando até a atualidade. A pesquisa mostra que o êxito para um ensino humanizado com foco na EJA se constrói em conjunto com (educadores e estudantes), isto é, que trabalhem a favor de atividade grupal, em que seja possível o aprender valores como: a bondade, a gentileza e a empatia, etc. Conclui-se que no ensino da EJA se deve conceber da importância construída pelo (educador) frente à sua própria complexidade de ensinagem. Além disso, é a partir de atividade grupal que se alinha também no (aluno) a capacidade de dialogar e contribuir efetivamente por um ensino onde se deve (aprender a aprender) e (aprender), para não se desfocar de si mesmo, uma vez que na educação humanista é esperado que os (alunos) sejam: críticos, participativos, proativos e autossuficientes para lutar por uma educação de qualidade.
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