ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13773Palavras-chave:
Leitura e escrita. Práticas leitoras. Mediação pedagógica.Resumo
O presente trabalho aborda uma questão de extrema relevância para educadores e estudiosos da educação de crianças: a importância da leitura e da escrita durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Ele parte da premissa de que ler e escrever são fundamentais para a formação integral do sujeito e que tais habilidades, em sendo desenvolvidas desde cedo, favorecem a construção do homem de forma integral e, sobretudo, viabiliza a participação cidadã e autônoma sempre mais. Para tanto, parte-se do pressuposto que compete ao educador de crianças da Educação Infantil conhecer as teorias que abordam a referida temática, bem como embasar-se nos estudos já realizados que promovem o aprendizado efetivo destas habilidades, de modo a melhorar sempre mais sua prática. Diante disso, tal artigo objetiva discutir a necessidade de o profissional deste nível ocupar-se das questões que dizem respeito ao ser em formação, considerando-o não somente uma criança, mas, acima de tudo, uma criança que se constitui o futuro cidadão, autônomo, competente o suficiente para intervir em seu meio social, transformando-o, o que requer, sobremaneira, o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Desse modo, concebe-se a relevância extrema de se buscar o ensinamento do ler e escrever ainda na mais tenra infância, de modo a iniciar o processo de construção desses sujeitos. No que diz respeito à metodologia aqui empregada, este artigo foi fundamentado em cima de uma pesquisa bibliográfica, que tem como foco mostrar e discutir o que alguns autores conceituados na área da educação pensam sobre o tema em questão.
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