ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Valmivaldo de Morais Marinho Educaler College - USA
  • Elias Alves da Silva Universidad Autónoma de Asunción - PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13773

Palavras-chave:

Leitura e escrita. Práticas leitoras. Mediação pedagógica.

Resumo

O presente trabalho aborda uma questão de extrema relevância para educadores e estudiosos da educação de crianças: a importância da leitura e da escrita durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Ele parte da premissa de que ler e escrever são fundamentais para a formação integral do sujeito e que tais habilidades, em sendo desenvolvidas desde cedo, favorecem a construção do homem de forma integral e, sobretudo, viabiliza a participação cidadã e autônoma sempre mais. Para tanto, parte-se do pressuposto que compete ao educador de crianças da Educação Infantil conhecer as teorias que abordam a referida temática, bem como embasar-se nos estudos já realizados que promovem o aprendizado efetivo destas habilidades, de modo a melhorar sempre mais sua prática. Diante disso, tal artigo objetiva discutir a necessidade de o profissional deste nível ocupar-se das questões que dizem respeito ao ser em formação, considerando-o não somente uma criança, mas, acima de tudo, uma criança que se constitui o futuro cidadão, autônomo, competente o suficiente para intervir em seu meio social, transformando-o, o que requer, sobremaneira, o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Desse modo, concebe-se a relevância extrema de se buscar o ensinamento do ler e escrever ainda na mais tenra infância, de modo a iniciar o processo de construção desses sujeitos. No que diz respeito à metodologia aqui empregada, este artigo foi fundamentado em cima de uma pesquisa bibliográfica, que tem como foco mostrar e discutir o que alguns autores conceituados na área da educação pensam sobre o tema em questão.

Biografia do Autor

Valmivaldo de Morais Marinho, Educaler College - USA

Mestre em Educação pela Educaler College - USA.

Elias Alves da Silva, Universidad Autónoma de Asunción - PY

Doutor em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - PY.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Marinho, V. de M., & Silva, E. A. da. (2024). ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1786–1798. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13773