ESTIMULANDO AS FUNÇÕES COGNITIVAS: ESTRATÉGIAS E JOGOS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13399

Palavras-chave:

Função Cognitiva. Estimulação Cognitiva. Funções Executivas. Neuropsicologia.

Resumo

Este artigo aborda a importância da estimulação das funções cognitivas, com foco especial nas funções executivas, para o desenvolvimento mental ao longo da vida. São discutidos os benefícios da estimulação cognitiva, que incluem a melhoria do raciocínio, da memória, do planejamento e da resolução de problemas, entre outros aspectos. Destaca-se a neuroplasticidade do cérebro como um mecanismo crucial na adaptação e reorganização em resposta a estímulos e experiências. São apresentadas sugestões de jogos e atividades lúdicas projetadas para estimular as funções executivas, visando promover o desenvolvimento cognitivo em crianças e adultos. Ao implementar essas estratégias, é possível fortalecer habilidades mentais essenciais e promover um cérebro saudável e eficiente em todas as idades, preparando os indivíduos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidade.

Biografia do Autor

Renata Massalai, Christian Business School

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV). Mestre em Neurociências pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Christian Business School, Flórida, EUA Vitória, Espírito Santo. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9564-4794. 

Camila Marchiori Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Saúde Coletiva pela mesma Universidade. Universidade Federal do Espírito Santo.  Vitória, Espírito Santo. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5731-0702. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutor em Biologia Vegetal pela mesma Universidade. Christian Business School, Flórida, EUA. Centro Universitário Brasileiro.  

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Massalai, R., Pereira, C. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). ESTIMULANDO AS FUNÇÕES COGNITIVAS: ESTRATÉGIAS E JOGOS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2442–2455. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13399