PESQUISA QUALITATIVA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Cintia Pereira
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8803

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa. Abordagem Qualitativa. Métodos de Pesquisa. Educação.

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar os principais métodos e instrumentos da abordagem qualitativa na área da Educação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que perpetuo o uso de artigos científicos e capítulos de livros voltados a pesquisa científica, com destaque para o estudo de caso, a observação, a pesquisa-ação, a entrevista, a narrativa e etnografia, por suas características e particularidades. O presente estudo visou aproximar o leitor dos aspectos centrais da abordagem qualitativa, para que se busque aprofundar o conhecimento acerca do método e instrumento escolhido no estudo. Defende-se, que na pesquisa científica o mais importante é produzir conhecimento que, além de útil, esteja voltado para a subjetividade e orientado pelo caráter humanista, como estabelecido na área da Educação.

Biografia do Autor

Diogenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em biologia pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Pereira, C. ., & Coutinho, D. J. G. . (2023). PESQUISA QUALITATIVA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 992–1001. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8803