METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS:PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Joelson Miranda Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • André José dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Leomara Coelho Damasceno Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Flavio Pereira de Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Renato Rodrigues da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cleiton Almeida dos Santos Must University
  • Andréa Cláudia Tito de Macêdo IFRN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20129

Palavras-chave:

Métodos Inovadores. Tecnologias Digitais. Gamificação.

Resumo

Nas últimas décadas, o ensino superior tem passado por um processo de reformulação metodológica impulsionado pelas demandas de uma sociedade cada vez mais digital e conectada. Nesse cenário, cresce a necessidade de adoção de práticas pedagógicas que promovam o engajamento, a autonomia e o protagonismo dos estudantes. As metodologias ativas e as tecnologias digitais surgem como alternativas inovadoras para transformar os processos de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais significativa, interativa e alinhada às exigências do mercado de trabalho contemporâneo. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da integração entre metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino superior, destacando práticas inovadoras que têm contribuído para o aprimoramento do processo educativo, o aumento da participação discente e a construção de uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de artigos científicos, livros e documentos oficiais publicados nos últimos cinco anos, com ênfase em autores brasileiros da área da Educação e Tecnologia Educacional. Foram selecionados materiais disponíveis em bases como Scielo, Google Scholar e periódicos da CAPES, abordando experiências práticas de aplicação de metodologias ativas em conjunto com o uso de tecnologias digitais no ensino superior. A análise de conteúdo foi utilizada para interpretar os dados coletados, permitindo a identificação de categorias relevantes para a discussão. Os resultados apontam que a implementação de metodologias ativas associadas a tecnologias digitais tem favorecido uma mudança no papel do estudante e do professor no ensino superior. Práticas como a Sala de Aula Invertida, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm promovido maior interação, participação e engajamento dos alunos. No entanto, os estudos analisados também revelam alguns desafios. Entre eles estão a resistência de parte dos docentes à adoção de novas práticas pedagógicas, a falta de infraestrutura tecnológica em algumas instituições e a necessidade de capacitação contínua dos professores para o uso eficiente das tecnologias educacionais. A integração entre metodologias ativas e tecnologias digitais representa uma importante estratégia para a inovação no ensino superior. Os resultados evidenciam que, quando bem planejadas e executadas, essas práticas contribuem para uma aprendizagem mais participativa, autônoma e significativa, preparando os estudantes para os desafios da sociedade contemporânea. Para garantir a efetividade dessas ações, é fundamental o investimento em formação docente, infraestrutura tecnológica adequada e políticas institucionais que incentivem a inovação pedagógica. Futuras pesquisas podem aprofundar a análise dos impactos dessas metodologias em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a consolidação de práticas educacionais mais eficazes e inclusivas.

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Biografia do Autor

Joelson Miranda Ferreira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação (MUST UNIVERSITY), Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Tutoria em Educação a Distância,Tutor Presencial da Graduação de Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil, Calle de lá Amistad Casi Rosário, República do Paraguai, Código Postal 1808, , Lattes. https://lattes.cnpq.br/9470397824342088.

André José dos Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Assunção, Paraguay. Professor do Atendimento Educacional Especializado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Calle de lá Amistad Casi Rosário, República do Paraguai, Código Postal 1808.,Lattes: https://lattes.cnpq.br/4690298802396604. 

Leomara Coelho Damasceno, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Analista em Gestão Educacional pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Antonio Flavio Pereira de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Metodologias do Ensino das Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará   - UFC. Professor de Geografia da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Município de Maracanaú/CE  lotado na EMEIEF Deputado José Martins Rodrigues. Avenida VI, s/n, Conjunto Jereissati I, Maracanaú -CE, 61.900-670.LATTES: http://lattes.cnpq.br/8922242179308382.

Renato Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Belo Horizonte/MG - CEP 30130-100, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9049482480674032.

Cleiton Almeida dos Santos, Must University

Mestre em Tecnologia Emergentes em Educação - Must University. Coordenador Nacional de Operações Acadêmicas Grupo Sobresp.

Andréa Cláudia Tito de Macêdo, IFRN

Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar (360h), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)- 2020. Graduação em Letras, Licenciatura Plena - Habilitação Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Professora em língua portuguesa pela Secretaria Estadual de Educação do RN, 2ª Direc, Escola Estadual Prof. Eliah Maia do Rêgo. LATTES: https://lattes.cnpq.br/5069447564193263. 

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Ferreira, J. M., Santos, A. J. dos, Damasceno, L. C., Almeida, A. F. P. de, Silva, R. R. da, Santos, C. A. dos, & Macêdo, A. C. T. de. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS:PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5370–5386. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20129