DO QUADRO NEGRO AO DIGITAL: VANTAGENS NA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18738Palavras-chave:
Ferramentas Digitais. Ensino Tradicional. Acessibilidade. Interatividade. Educação Digital.Resumo
Este estudo abordou a transição do quadro negro tradicional para os métodos digitais no contexto educacional, investigando as vantagens dessa mudança em termos de acessibilidade, interatividade e engajamento dos alunos. O objetivo geral foi analisar como a utilização das tecnologias digitais impacta o processo de ensino e aprendizagem, destacando os ganhos em comparação aos métodos tradicionais. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, na qual foram analisados estudos e publicações sobre a implementação de ferramentas digitais na educação. O desenvolvimento da pesquisa revelou que a digitalização do ensino oferece uma maior personalização do aprendizado, possibilitando que os alunos tenham acesso ao conteúdo de forma flexível e interativa. Além disso, as tecnologias digitais promovem maior engajamento e colaboração entre estudantes, ampliando as possibilidades pedagógicas. Como considerações finais, a pesquisa indicou que os métodos digitais são eficazes na promoção de uma aprendizagem dinâmica e inclusiva, embora a implementação plena enfrente desafios relacionados à formação docente e ao acesso às tecnologias. A continuidade dos estudos sobre a capacitação dos educadores e a superação das barreiras estruturais é essencial para garantir os benefícios da digitalização na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY