DO QUADRO NEGRO AO DIGITAL: VANTAGENS NA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca FICS
  • Antônio Carlos Victor Amaral PUC/SP
  • José Wellgton do Nascimento MUST
  • Maria Luiza da Silva MUST
  • Natália Cristine da Silva Jaques MUST
  • Nayene Gomes Almeida Moura MUST
  • Simone Stela de Oliveira Felter MUST
  • Telma Pacheco Ferreira MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18738

Palavras-chave:

Ferramentas Digitais. Ensino Tradicional. Acessibilidade. Interatividade. Educação Digital.

Resumo

Este estudo abordou a transição do quadro negro tradicional para os métodos digitais no contexto educacional, investigando as vantagens dessa mudança em termos de acessibilidade, interatividade e engajamento dos alunos. O objetivo geral foi analisar como a utilização das tecnologias digitais impacta o processo de ensino e aprendizagem, destacando os ganhos em comparação aos métodos tradicionais. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, na qual foram analisados estudos e publicações sobre a implementação de ferramentas digitais na educação. O desenvolvimento da pesquisa revelou que a digitalização do ensino oferece uma maior personalização do aprendizado, possibilitando que os alunos tenham acesso ao conteúdo de forma flexível e interativa. Além disso, as tecnologias digitais promovem maior engajamento e colaboração entre estudantes, ampliando as possibilidades pedagógicas. Como considerações finais, a pesquisa indicou que os métodos digitais são eficazes na promoção de uma aprendizagem dinâmica e inclusiva, embora a implementação plena enfrente desafios relacionados à formação docente e ao acesso às tecnologias. A continuidade dos estudos sobre a capacitação dos educadores e a superação das barreiras estruturais é essencial para garantir os benefícios da digitalização na educação.

Downloads

Biografia do Autor

Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Antônio Carlos Victor Amaral, PUC/SP

Doutor em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

José Wellgton do Nascimento, MUST

Mestrando em Administração, Must University (MUST).

Maria Luiza da Silva, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Natália Cristine da Silva Jaques, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nayene Gomes Almeida Moura, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Simone Stela de Oliveira Felter, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Telma Pacheco Ferreira, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Fonseca, A. B. B. N. da, Amaral, A. C. V., Nascimento, J. W. do, Silva, M. L. da, Jaques, N. C. da S., Moura, N. G. A., … Ferreira, T. P. (2025). DO QUADRO NEGRO AO DIGITAL: VANTAGENS NA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1034–1041. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18738