MÍDIAS INTERATIVAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta UFPE
  • Ângela Nunes Pinheiro MUST
  • Divina Aparecida Miranda Gonçalves MUST
  • Katilene Penha Oliveira MUST
  • Kelly Cristina Facchi Scudeller
  • Maria Luiza da Silva MUST
  • Maria de Lurdes Rezende Silva MUST
  • Patrícia Almeida de Oliveira MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18721

Palavras-chave:

Mídias interativas. Educação contemporânea. Inclusão curricular. Tecnologias educacionais. Formação docente.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os desafios e as possibilidades das mídias interativas na educação contemporânea, com ênfase nas estratégias para sua inclusão curricular. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica, por meio da análise de textos acadêmicos e livros sobre o tema. O problema central abordado foi a dificuldade de implementação efetiva das mídias interativas no ambiente escolar, apesar de seu potencial para transformar o ensino. O desenvolvimento teórico evidenciou os benefícios dessas ferramentas, como o aumento da personalização do aprendizado e o engajamento dos alunos, mas também revelou as barreiras enfrentadas, como a falta de infraestrutura, a resistência dos educadores e a necessidade de formação contínua. As considerações finais indicaram que, para a integração bem-sucedida das mídias interativas, é essencial a capacitação dos professores, a criação de um ambiente favorável à inovação e a adaptação das metodologias pedagógicas. A pesquisa apontou que, embora existam dificuldades, as mídias interativas têm um grande potencial transformador, sendo necessária a continuidade de estudos para aprofundar a compreensão de como essas ferramentas podem ser aplicadas em diferentes contextos educacionais.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, UFPE

Doutora em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ângela Nunes Pinheiro, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Divina Aparecida Miranda Gonçalves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Katilene Penha Oliveira, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Kelly Cristina Facchi Scudeller

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Luiza da Silva, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria de Lurdes Rezende Silva, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Patrícia Almeida de Oliveira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Malta, D. P. de L. N., Pinheiro, Ângela N., Gonçalves, D. A. M., Oliveira, K. P., Scudeller, K. C. F., Silva, M. L. da, … Oliveira, P. A. de. (2025). MÍDIAS INTERATIVAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 871–877. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18721