O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR O PAPEL DA INOVAÇÃO NA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS

Autores

  • Gleick Cruz Ribeiro UFES
  • Alessandra Côco Marinato Must University
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco
  • Francine Mônica Vieira Must University
  • Francinete Gonçalves da Pascoa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Gláucia Regina Amorim Gervásio Faculdade Memorial dos lmigrantes
  • Marinete da Silva Rego Universidad Internacional Três Fronteiras
  • Olinderge Priscilla Camara Bezerra Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17672

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Inclusão Educacional. Inovação Tecnológica. Educação Especial. Superação de Barreiras.

Resumo

Esta pesquisa examina o impacto das tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar, analisando o papel da inovação na superação de barreiras no contexto educacional brasileiro. O problema central investigado foi compreender como as tecnologias assistivas inovadoras podem contribuir efetivamente para a inclusão educacional, considerando os desafios e potencialidades de sua implementação. Utilizou-se metodologia de revisão bibliográfica sistemática, com abordagem qualitativa, incluindo análise de publicações científicas entre 2014 e 2024 em bases de dados acadêmicas reconhecidas. Os resultados evidenciaram que as tecnologias assistivas inovadoras, quando adequadamente implementadas, proporcionam maior autonomia e participação aos estudantes com necessidades especiais, facilitando seu processo de aprendizagem e integração social. Contudo, identificaram-se barreiras significativas como: alto custo de dispositivos avançados, carência de profissionais capacitados em novas tecnologias e infraestrutura tecnológica inadequada nas escolas. A pesquisa destacou a necessidade de políticas públicas mais efetivas para fomentar a inovação e ampliar o acesso às tecnologias assistivas de ponta, além de investimentos em formação tecnológica continuada dos educadores. As considerações finais apontaram que, apesar dos desafios, as tecnologias assistivas inovadoras representam um recurso transformador para a educação inclusiva, demandando uma abordagem sistêmica que envolva gestores, educadores, famílias e toda comunidade escolar para sua efetiva implementação e constante atualização.

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Biografia do Autor

Gleick Cruz Ribeiro, UFES

Mestre em Agricultura Tropical, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Alessandra Côco Marinato, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Francine Mônica Vieira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Francinete Gonçalves da Pascoa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Gláucia Regina Amorim Gervásio, Faculdade Memorial dos lmigrantes

Especialista em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Faculdade Memorial dos lmigrantes.

Marinete da Silva Rego, Universidad Internacional Três Fronteiras

Mestre em Ciências da Educação,Universidad Internacional Três Fronteiras.

Olinderge Priscilla Camara Bezerra, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Ribeiro, G. C., Marinato, A. C., Malta, D. P. de L. N., Vieira, F. M., Pascoa, F. G. da, Gervásio, G. R. A., … Santos, S. M. A. V. (2024). O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR O PAPEL DA INOVAÇÃO NA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3065–3079. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17672