O PAPEL DO PROFESSOR NAS METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17511Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Papel do Professor. Ensino-Aprendizagem. Inovação Pedagógica. Educação Contemporânea.Resumo
Este estudo examina o papel do professor no contexto das metodologias ativas, analisando os desafios enfrentados e as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal foi investigar como a adoção de abordagens pedagógicas centradas no aluno modifica a função docente e impacta a dinâmica educacional. A metodologia empregada consistiu em uma revisão bibliográfica abrangente, utilizando uma abordagem qualitativa para examinar estudos recentes, práticas pedagógicas inovadoras e casos de implementação de metodologias ativas. Os resultados indicaram que, embora haja um consenso sobre os benefícios das metodologias ativas, os professores enfrentam desafios significativos na transição de um modelo tradicional para uma abordagem mais participativa e colaborativa. A pesquisa revelou a importância de uma formação docente contínua e do desenvolvimento de novas competências para facilitar a aprendizagem ativa. A discussão abordou as implicações desses achados para educadores, instituições de ensino e formuladores de políticas educacionais. Concluiu-se que o papel do professor nas metodologias ativas é fundamental, exigindo uma reconfiguração das práticas pedagógicas e uma mudança de mentalidade em relação ao processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY