O PAPEL DO PROFESSOR NAS METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS
  • Marcelo D'ávilla Teixeira Gom UNIVC
  • Ana Paula de Souza Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
  • Gerusa Oliveira Romualdo Clemente Faculdade Iguaçu
  • Higor do Nascimento Vieira UNIVC
  • Nayanne da Silva Lima Faculdade Integrada Instituto Souza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17511

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Papel do Professor. Ensino-Aprendizagem. Inovação Pedagógica. Educação Contemporânea.

Resumo

Este estudo examina o papel do professor no contexto das metodologias ativas, analisando os desafios enfrentados e as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal foi investigar como a adoção de abordagens pedagógicas centradas no aluno modifica a função docente e impacta a dinâmica educacional. A metodologia empregada consistiu em uma revisão bibliográfica abrangente, utilizando uma abordagem qualitativa para examinar estudos recentes, práticas pedagógicas inovadoras e casos de implementação de metodologias ativas. Os resultados indicaram que, embora haja um consenso sobre os benefícios das metodologias ativas, os professores enfrentam desafios significativos na transição de um modelo tradicional para uma abordagem mais participativa e colaborativa. A pesquisa revelou a importância de uma formação docente contínua e do desenvolvimento de novas competências para facilitar a aprendizagem ativa. A discussão abordou as implicações desses achados para educadores, instituições de ensino e formuladores de políticas educacionais. Concluiu-se que o papel do professor nas metodologias ativas é fundamental, exigindo uma reconfiguração das práticas pedagógicas e uma mudança de mentalidade em relação ao processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Marcelo D'ávilla Teixeira Gom, UNIVC

Mestrado em Gestão, Desenvolvimento Regional E Educação. Centro Universitário Vale do Cricaré Univc.

Ana Paula de Souza, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Licenciatura Plena Em História. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre-ES.

Gerusa Oliveira Romualdo Clemente, Faculdade Iguaçu

Pós-Graduação Em Ensino Religioso. Faculdade Iguaçu. 

Higor do Nascimento Vieira, UNIVC

Graduado em Pedagogia. Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC.

Nayanne da Silva Lima, Faculdade Integrada Instituto Souza

Especialização em Libras e a Educação Especial. Faculdade Integrada Instituto Souza.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Gom, M. D. T., Souza, A. P. de, Clemente, G. O. R., Vieira, H. do N., & Lima, N. da S. (2024). O PAPEL DO PROFESSOR NAS METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 1874–1888. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17511