A INCLUSÃO ESCOLAR E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Douglas Franco Espolador Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Juniel dos Santos de Carvalho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Silvanete Cristo Viana Faculdade Dominus
  • Ubiranilze Cunha Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • William Barros Nascimento Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17157

Palavras-chave:

Inclusão escolar, tecnologias assistivas, capacitação docente, acessibilidade, desafios educacionais.

Resumo

Este estudo teve como problema a análise dos impactos da tecnologia assistiva na inclusão escolar de alunos com deficiência, focando nos benefícios, desafios e na importância da capacitação docente. O objetivo geral foi investigar como a tecnologia assistiva podem contribuir para o processo de inclusão escolar, melhorando o desempenho acadêmico e a participação dos alunos. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica qualitativa, com análise de artigos e livros sobre o tema, destacando as principais contribuições e limitações identificadas nas pesquisas existentes. Os resultados mostraram que a tecnologia assistiva facilitam o acesso ao conteúdo educacional, promovem a autonomia e contribuem para um ambiente colaborativo entre alunos com e sem deficiência. No entanto, também foram observados desafios, como a falta de treinamento adequado para os educadores, a escassez de recursos financeiros e a resistência à adoção das novas tecnologias. A análise indicou que a formação continuada dos professores é um fator chave para o sucesso da implementação da tecnologia assistiva nas escolas. As considerações finais apontaram que, apesar dos avanços, a implementação completa da tecnologia assistiva ainda enfrenta barreiras que necessitam ser superadas por meio de investimentos, capacitação e adaptação dos recursos às necessidades dos alunos. Foi sugerido que novos estudos se aprofundem nos desafios específicos de diferentes contextos educacionais.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Douglas Franco Espolador, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Juniel dos Santos de Carvalho, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvanete Cristo Viana, Faculdade Dominus

Pós-Graduada em Língua Portuguesa E Literatura Brasileira. Faculdade Dominus – FAD.

Ubiranilze Cunha Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

William Barros Nascimento, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Espolador, D. F., Carvalho, J. dos S. de, Viana, S. C., Santos, U. C., & Nascimento, W. B. (2024). A INCLUSÃO ESCOLAR E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6028–6044. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17157