USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Érica Rafaela dos Santos Campos Universidad Autónoma de Asunción
  • Alex Pedruzzi dos Santos Faculdade Integradas de Jacarepaguá
  • Ana Lúcia Sgrancio Olinda Universidade Castelo Branco
  • Claudia Furtado de Melo Marinato MUST
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta UFPE
  • Denise Scusato Ambrosim FINOM
  • Tatiane Oliveira Barbosa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16359

Palavras-chave:

Plataformas digitais. Ambientes virtuais de aprendizagem. Formação de professores. Tecnologias educacionais. Educação digital.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a utilização de plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem na formação de docentes, com o intuito de identificar os principais obstáculos e possibilidades que essas tecnologias emergentes apresentam no cenário educacional contemporâneo. Para atingir essa meta, recorremos a uma abordagem de revisão da literatura, que engloba uma análise minuciosa de artigos científicos, livros e documentos oficiais pertinentes ao assunto, com o intuito de compreender como essas ferramentas têm sido integradas na formação de educadores. Os resultados deste estudo indicaram que, mesmo com os desafios encontrados, como a ausência de infraestrutura tecnológica adequada e a resistência dos professores em adotar novas tecnologias, as plataformas digitais possuem um grande potencial para personalizar o aprendizado, fomentar a colaboração entre os educadores e inovar nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo destacou a relevância de estabelecer políticas públicas que promovam a inclusão digital e a capacitação contínua dos professores, bem como a urgência de uma avaliação crítica do uso das tecnologias na educação. Portanto, conclui-se que a incorporação efetiva das tecnologias digitais na capacitação de docentes requer uma ação conjunta entre instituições de ensino, órgãos governamentais e os próprios educadores, com o objetivo de estabelecer um ambiente de ensino mais inclusivo e cooperativo.

Biografia do Autor

Érica Rafaela dos Santos Campos, Universidad Autónoma de Asunción

Mestranda em Ciências da Educação. Universidad Autónoma de Asunción (UAA).

Alex Pedruzzi dos Santos, Faculdade Integradas de Jacarepaguá

Especialista em Educação Física Escolar. Faculdade Integradas de Jacarepaguá.

Ana Lúcia Sgrancio Olinda, Universidade Castelo Branco

Especialista em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, orientação e Inspeção Educacional. Universidade Castelo Branco.

Claudia Furtado de Melo Marinato, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação. Must University (MUST).

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, UFPE

Doutora em Letras. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Denise Scusato Ambrosim, FINOM

Especialista em Educação Ambiental. Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM).

Tatiane Oliveira Barbosa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Campos, Érica R. dos S., Santos, A. P. dos, Olinda, A. L. S., Marinato, C. F. de M., Malta, D. P. de L. N., Ambrosim, D. S., & Barbosa, T. O. (2024). USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3824–3843. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16359