TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana
  • Alessandra Bittencourt da Silva Ivy Enber Christian University
  • Lília Cordeiro Machado MUST
  • Márcia Rejani de Pinho Fernandes MUST
  • Milena Costa Mendes MUST
  • Renata Torres Carvalho Ivy Enber Christian University
  • Silvanete Cristo Viana Faculdade Dominus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18342

Palavras-chave:

Tecnologia. Educação. Prática docente. Metodologias ativas. Inclusão digital.

Resumo

Este estudo analisou os desafios e as perspectivas do uso da tecnologia na prática docente, considerando sua influência no processo de ensino e aprendizagem. O problema investigado foi compreender quais obstáculos e oportunidades os professores enfrentam na incorporação de ferramentas tecnológicas ao ensino. O objetivo geral consistiu em examinar os impactos das tecnologias educacionais, destacando os desafios estruturais e pedagógicos e as possibilidades de inovação no ensino. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, baseada em publicações acadêmicas sobre o tema. No desenvolvimento, foram abordadas questões como a formação docente para o uso da tecnologia, a infraestrutura escolar, a desigualdade no acesso a recursos digitais e as mudanças metodológicas impulsionadas pelos ambientes virtuais de aprendizagem. Identificou-se que, apesar das dificuldades, a tecnologia pode favorecer a personalização do ensino e o engajamento dos estudantes quando utilizada de forma planejada e intencional. As considerações finais indicaram que a tecnologia, por si só, não promove transformações na educação, mas pode atuar como facilitadora da aprendizagem se houver capacitação adequada dos docentes e políticas públicas que garantam a inclusão digital. Constatou-se, ainda, a necessidade de estudos futuros que avaliem o impacto concreto das inovações tecnológicas no desempenho acadêmico dos alunos e na prática pedagógica dos professores.

Downloads

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS). 

Alessandra Bittencourt da Silva, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

Lília Cordeiro Machado, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Márcia Rejani de Pinho Fernandes, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Milena Costa Mendes, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Renata Torres Carvalho, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

Silvanete Cristo Viana, Faculdade Dominus

Pós-Graduada em Língua Portuguesa E Literatura Brasileira, Faculdade Dominus – FAD.

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Silva, A. B. da, Machado, L. C., Fernandes, M. R. de P., Mendes, M. C., Carvalho, R. T., & Viana, S. C. (2025). TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 268–275. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18342