METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO: ENSINO DIVERSIFICADO PARA TODOS OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20552Palavras-chave:
Tecnologia. Metodologias ativas. Inclusão. Educação. Docência.Resumo
O estudo abordou o modelo educacional inserido no espaço tecnológico, com ênfase nas metodologias ativas e nos desafios enfrentados pelos docentes na promoção de uma educação inclusiva. O problema investigado concentrou-se na seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas em ambientes educacionais mediados por tecnologias digitais? O objetivo geral foi analisar esses desafios, considerando as exigências da prática pedagógica contemporânea. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com base em autores que discutem metodologias ativas, ensino mediado por tecnologias e inclusão educacional. No desenvolvimento, analisou-se como o uso das tecnologias pode contribuir para a personalização do ensino, promovendo a participação ativa dos estudantes e o respeito às diferentes formas de aprendizagem. Apontaram-se obstáculos relacionados à formação docente, às condições estruturais das instituições e à necessidade de intencionalidade pedagógica no uso dos recursos digitais. Nas considerações finais, concluiu-se que a efetivação das metodologias ativas requer valorização do trabalho docente, formação continuada e políticas de apoio à inovação. Ressaltou-se ainda a importância de novos estudos que investiguem, de forma empírica, a relação entre práticas ativas, tecnologias e inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY