METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO: ENSINO DIVERSIFICADO PARA TODOS OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Bianka Moraes Jordão Must University
  • Camila Gabriela da Ressurreição Costa Campos Must University
  • Iolanda Cristina Lourenço Soares Must University
  • Maria Lucilene Moreira de Sousa Must University
  • Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva Must University
  • Ramon Vinícius Coutinho Ferreira FICS
  • Viviane Soares Pereira FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20552

Palavras-chave:

Tecnologia. Metodologias ativas. Inclusão. Educação. Docência.

Resumo

O estudo abordou o modelo educacional inserido no espaço tecnológico, com ênfase nas metodologias ativas e nos desafios enfrentados pelos docentes na promoção de uma educação inclusiva. O problema investigado concentrou-se na seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas em ambientes educacionais mediados por tecnologias digitais? O objetivo geral foi analisar esses desafios, considerando as exigências da prática pedagógica contemporânea. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com base em autores que discutem metodologias ativas, ensino mediado por tecnologias e inclusão educacional. No desenvolvimento, analisou-se como o uso das tecnologias pode contribuir para a personalização do ensino, promovendo a participação ativa dos estudantes e o respeito às diferentes formas de aprendizagem. Apontaram-se obstáculos relacionados à formação docente, às condições estruturais das instituições e à necessidade de intencionalidade pedagógica no uso dos recursos digitais. Nas considerações finais, concluiu-se que a efetivação das metodologias ativas requer valorização do trabalho docente, formação continuada e políticas de apoio à inovação. Ressaltou-se ainda a importância de novos estudos que investiguem, de forma empírica, a relação entre práticas ativas, tecnologias e inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Bianka Moraes Jordão, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Camila Gabriela da Ressurreição Costa Campos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Iolanda Cristina Lourenço Soares, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Lucilene Moreira de Sousa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ramon Vinícius Coutinho Ferreira, FICS

Mestrando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Viviane Soares Pereira, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Jordão, B. M., Campos, C. G. da R. C., Soares, I. C. L., Sousa, M. L. M. de, Silva, M. K. P. R. C. da, … Pereira, V. S. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO: ENSINO DIVERSIFICADO PARA TODOS OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 141–148. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20552