PROMOVENDO A EQUIDADE NA GESTÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13055Palavras-chave:
Equidade na Educação. Gestão Escolar. Educação Inclusiva.Resumo
Este estudo abordou a promoção da equidade na gestão escolar, focando em estratégias e práticas inclusivas. O problema central investigado foi a eficácia das práticas de gestão escolar alinhado aos princípios de equidade e inclusão. O objetivo geral foi explorar teorias e práticas que fomentem a equidade na gestão escolar, examinar o papel das tecnologias digitais na educação inclusiva, e analisar políticas educacionais relevantes. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, coletando e analisando contribuições significativas no campo da gestão escolar e educação inclusiva. Os resultados indicaram que a gestão escolar enfrenta desafios na promoção da equidade, especialmente no que se refere à adaptação das práticas pedagógicas para atender às necessidades diversificadas dos alunos. A gestão participativa e democrática nas escolas e o uso efetivo de tecnologias digitais emergiram como aspectos importantes para a criação de um ambiente educacional inclusivo. Metodologias ativas foram destacadas como abordagens pedagógicas que promovem um ensino mais interativo e engajador. O estudo concluiu que práticas inclusivas, liderança eficaz e políticas educacionais bem estruturadas são essenciais para promover a equidade na educação.
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