PROMOVENDO A EQUIDADE NA GESTÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS

Autores

  • Rodi Narciso Miami University of Science and Technology
  • Allysson Barbosa Fernandes Miami University of Science and Technology
  • Adna Caetano e Silva Moreira Miami University of Science and Technology
  • Aldicéa Gomes Pereira Miami University of Science and Technology
  • Ana Paula Mourão Bernardo UNIRON
  • Kátia Alencar Lima Universidade Estadual do Maranhão
  • Laise Katiane Alencar Lima Universidade do Vale do Taquari
  • Paulo Roberto Tavares Miami University of Science and Technology
  • Sônia Regina Barbosa Baracho Faculdade de Conchas
  • Zenayre Mendes de Oliveira Miami University of Science and Technology

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13055

Palavras-chave:

Equidade na Educação. Gestão Escolar. Educação Inclusiva.

Resumo

Este estudo abordou a promoção da equidade na gestão escolar, focando em estratégias e práticas inclusivas. O problema central investigado foi a eficácia das práticas de gestão escolar alinhado aos princípios de equidade e inclusão. O objetivo geral foi explorar teorias e práticas que fomentem a equidade na gestão escolar, examinar o papel das tecnologias digitais na educação inclusiva, e analisar políticas educacionais relevantes. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, coletando e analisando contribuições significativas no campo da gestão escolar e educação inclusiva. Os resultados indicaram que a gestão escolar enfrenta desafios na promoção da equidade, especialmente no que se refere à adaptação das práticas pedagógicas para atender às necessidades diversificadas dos alunos. A gestão participativa e democrática nas escolas e o uso efetivo de tecnologias digitais emergiram como aspectos importantes para a criação de um ambiente educacional inclusivo. Metodologias ativas foram destacadas como abordagens pedagógicas que promovem um ensino mais interativo e engajador. O estudo concluiu que práticas inclusivas, liderança eficaz e políticas educacionais bem estruturadas são essenciais para promover a equidade na educação.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Allysson Barbosa Fernandes, Miami University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Adna Caetano e Silva Moreira, Miami University of Science and Technology

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).  

Aldicéa Gomes Pereira, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Ana Paula Mourão Bernardo, UNIRON

Especialista em Educação Especial pela União das Escolas Superiores de Rondônia (UNIRON).

Kátia Alencar Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Laise Katiane Alencar Lima, Universidade do Vale do Taquari

Mestranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Paulo Roberto Tavares, Miami University of Science and Technology

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Sônia Regina Barbosa Baracho, Faculdade de Conchas

Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Conchas (FACON).

Zenayre Mendes de Oliveira, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologia Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

 

 

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

Narciso, R., Fernandes, A. B., Moreira, A. C. e S., Pereira, A. G., Bernardo, A. P. M., Lima, K. A., … Oliveira, Z. M. de. (2024). PROMOVENDO A EQUIDADE NA GESTÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 238–251. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13055