GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTIMULANDO O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Rodi Narciso Miami University of Science and Technology
  • Allysson Barbosa Fernandes Miami University of Science and Technology
  • Celine Maria de Sousa Azevedo Miami University of Science and Technology
  • Christiane Diniz Guimarães Miami University of Science and Technology
  • Fernanda Aparecida da Silva Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Geliane Regina Esposito Burin Miami University of Science and Technology
  • Ivanilde Filgueira Alves Universidade del Sol
  • Mariela Viviana Montecinos Vergara Miami University of Science and Technology
  • Maria de Guadalupe Maciel Carvalho Universidad del Sol
  • Vera Aparecida Teixeira da Cruz Miami University of Science and Technology

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13050

Palavras-chave:

Gamificação. Ensino Fundamental. Engajamento do Aluno. Desenvolvimento Socioemocional. Tecnologia Educacional.

Resumo

Este estudo investigou a implementação da gamificação no ensino fundamental, focando em como essa abordagem pode tornar as aulas mais envolventes e motivadoras. O objetivo geral foi analisar a eficácia da gamificação em melhorar o engajamento e o desempenho dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Utilizou-se uma metodologia de revisão de literatura, examinando estudos prévios que abordavam a aplicação de elementos de jogos em contextos educacionais. Os resultados indicaram que a gamificação eleva a motivação e o engajamento dos alunos, melhora a retenção de conhecimento e promove o desenvolvimento de competências importantes para o século XXI. No entanto, a análise também revelou lacunas, especialmente em relação aos efeitos a longo prazo da gamificação e sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais. As considerações finais destacaram a gamificação como uma estratégia pedagógica que merece atenção contínua para explorar plenamente seu potencial educativo.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Allysson Barbosa Fernandes, Miami University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Celine Maria de Sousa Azevedo, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Christiane Diniz Guimarães, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Fernanda Aparecida da Silva, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Geliane Regina Esposito Burin, Miami University of Science and Technology

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Ivanilde Filgueira Alves, Universidade del Sol

Mestra em ciência da educação pela Universidade del Sol (UNADES).

Mariela Viviana Montecinos Vergara, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Maria de Guadalupe Maciel Carvalho, Universidad del Sol

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

Vera Aparecida Teixeira da Cruz, Miami University of Science and Technology

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

 

Downloads

Publicado

2024-03-04

Como Citar

Narciso, R., Fernandes, A. B., Azevedo, C. M. de S., Guimarães, C. D., Silva, F. A. da, Burin, G. R. E., … Cruz, V. A. T. da. (2024). GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTIMULANDO O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 313–327. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13050