GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTIMULANDO O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13050Palavras-chave:
Gamificação. Ensino Fundamental. Engajamento do Aluno. Desenvolvimento Socioemocional. Tecnologia Educacional.Resumo
Este estudo investigou a implementação da gamificação no ensino fundamental, focando em como essa abordagem pode tornar as aulas mais envolventes e motivadoras. O objetivo geral foi analisar a eficácia da gamificação em melhorar o engajamento e o desempenho dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Utilizou-se uma metodologia de revisão de literatura, examinando estudos prévios que abordavam a aplicação de elementos de jogos em contextos educacionais. Os resultados indicaram que a gamificação eleva a motivação e o engajamento dos alunos, melhora a retenção de conhecimento e promove o desenvolvimento de competências importantes para o século XXI. No entanto, a análise também revelou lacunas, especialmente em relação aos efeitos a longo prazo da gamificação e sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais. As considerações finais destacaram a gamificação como uma estratégia pedagógica que merece atenção contínua para explorar plenamente seu potencial educativo.
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