GAMIFICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: IMPACTOS NA MOTIVAÇÃO E NO DESEMPENHO DOS ALUNOS

Autores

  • Elberto Teles Ribeiro UFGD
  • Florence Joyce Lopes Rosa Rede municipal de ensino de Campo Grande
  • Eduarda Anahí Lazcano Rede municipal de ensino de Campo Grande
  • Vívian Ahuké Alves Barros Valadares Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21471

Palavras-chave:

Gamificação. Motivação escolar. Desempenho acadêmico.

Resumo

Esse artigo buscou analisar os impactos da gamificação na motivação e no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma experiência pedagógica realizada na Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté, durante o segundo bimestre de 2025. O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Ciências, História e Geografia, em turmas do 2º ao 5º ano, no turno vespertino, utilizando as plataformas Wordwall e Quizizz na sala de tecnologia educacional. A metodologia adotada teve caráter interdisciplinar e formativo, promovendo o uso de jogos digitais como instrumentos de avaliação contínua e estratégias de engajamento. Foram coletados dados quantitativos e qualitativos, comparando-se o desempenho dos estudantes entre o primeiro e o segundo bimestres, além de observações dos professores e relatos dos alunos. Os resultados evidenciaram um avanço de aproximadamente 70% no número de estudantes com médias superiores a sete, além de significativa melhora na motivação, na socialização e na participação em sala de aula. Conclui-se que a gamificação, quando planejada de forma pedagógica e contextualizada, contribui para o aprendizado significativo e para o fortalecimento do interesse dos alunos pelas práticas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elberto Teles Ribeiro, UFGD

Docente da Rede pública de ensino do Mato Grosso do Sul, cursa mestrado em Geografia na UFGD, especialista em Educação nas áreas de Educação especial, geografia e saúde da criança e do adolesentes.

Florence Joyce Lopes Rosa, Rede municipal de ensino de Campo Grande

Docente nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS.

Eduarda Anahí Lazcano, Rede municipal de ensino de Campo Grande

Docente nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS.

Vívian Ahuké Alves Barros Valadares, Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do sul

Docente na educação especial na rede estadual de ensino de Mato Grosso do sul.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Ribeiro, E. T., Rosa, F. J. L., Lazcano, E. A., & Valadares, V. A. A. B. (2025). GAMIFICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: IMPACTOS NA MOTIVAÇÃO E NO DESEMPENHO DOS ALUNOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1999–2006. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21471