O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO UMA FERRAMENTA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Elberto Teles Ribeiro Universidade Católica Dom Bosco- UCDB/MS
  • Erimar Pereira da Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Gabriella Lely Cardoso Martins Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri
  • Luci Rodrigues Neves UNEB
  • Maria de Fátima Fernandes de Souza UNEB
  • Gilberto Claudino da Silva Junior FURB
  • Rita de Kássia Leopoldo Claudino da Silva FATIN
  • Regina Garcia Toledo de Souza PUC/SP
  • Pedro Sergio Mora Filho UNESP
  • Edson Ferreira de Siqueira Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Montanari Pinto Unigranrio
  • Andreia Cristiane Cuesta Alves Faculdades Integradas de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10844

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Inclusão educacional. Educação especial. Acessibilidade. Processo de ensino e aprendizagem. Valorização da diversidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o uso das tecnologias assistivas como uma ferramenta inclusiva na educação especial. Com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades educacionais para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades físicas, cognitivas ou sensoriais, as tecnologias assistivas têm desempenhado um papel fundamental na promoção da inclusão educacional. Ao longo do artigo, são apresentados estudos de casos que demonstram como as tecnologias assistivas podem ser utilizadas de forma eficaz em sala de aula, auxiliando alunos com deficiências a acessarem e participarem de atividades educacionais de maneira equitativa. Dentre as tecnologias assistivas abordadas, destacam-se os softwares de reconhecimento de voz, os leitores de tela, os recursos de acessibilidade em dispositivos móveis e as interfaces cerebrais. Os resultados obtidos em diversas pesquisas sugerem que a utilização das tecnologias assistivas contribui para o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, bem como para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a implementação dessas tecnologias nas escolas pode promover a valorização da diversidade e o respeito às diferenças, permitindo que todos os alunos tenham uma participação ativa e significativa na comunidade escolar. Nó entanto, o artigo também traz à tona alguns desafios limitações na utilização das tecnologias assistivas na educação especial, como a falta de acesso a equipamentos e treinamentos de professores. Diante disso, são apresentadas recomendações para a superação dessas barreiras, como a capacitação dos docentes, a parceria com instituições especializadas e a busca por legislações que garantam a disponibilidade e o uso adequado dessas tecnologias nas escolas. Portanto, conclui-se que as tecnologias assistivas representam uma importante ferramenta inclusiva na educação especial, potencializando a participação e o aprendizado de alunos com deficiência. Contudo, para que esse uso seja efetivo, é necessário superar desafios e garantir o acesso e a formação adequada de professores e estudantes, visando promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

Biografia do Autor

Elberto Teles Ribeiro, Universidade Católica Dom Bosco- UCDB/MS

Especialista em Tecnologias digitais e inovação na educação, em pedagogia digital e inovações tecnológicas, em gestão escolar e coordenação pedagógica, em educação especial, inclusiva e altas habilidades e em metodologia do ensino da geografia pela FACUMINAS. Mestrando em Educação UCDB/MS.

Erimar Pereira da Rocha, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutorando em Ciências da Educação (Facultad Interamericana de Ciencias Sociales FICS).

Gabriella Lely Cardoso Martins, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Luci Rodrigues Neves, UNEB

Graduada em Pedagogia (UVA), pós-graduada em Metodologias no Ensino de Ciências Naturais para os anos iniciais e Fundamental I (ISERJ) e pós-graduada em Educação Digital pela Universidade da Bahia (UNEB).

Maria de Fátima Fernandes de Souza, UNEB

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), graduanda em História pela Faculdade Única – Prominas e Especialista em Educação Digital (UNEB).

Gilberto Claudino da Silva Junior, FURB

Mestre em administração, especialista em Gestão pública, gestão e planejamento educacional, Bacharel em Teologia e Bacharel em Direito. (FURB).

Rita de Kássia Leopoldo Claudino da Silva, FATIN

Faculdade de Teologia Integrada (FATIN).

Regina Garcia Toledo de Souza, PUC/SP

Doutora e mestre em Educação, Psicologia em Educação – PUC/SP.

Pedro Sergio Mora Filho, UNESP

Graduado pela PUC-Paraná, Especialista em Educação, Especilista em Transfomações no Território Brasileiro pela UNESP, Mestre pela Universidade estadual de Londrina e Doutorando pela UNESP.

Edson Ferreira de Siqueira Junior, Universidade Estadual de Londrina

Licenciatura plena em Educação física (Universidade estadual de Londrina) Pedagogia (UNIFAEL) Mestrando em Educação física (Universidade Estadual de Londrina).

Alexandre Montanari Pinto, Unigranrio

Especialista em Enfermagem do trabalho e Ergonomia (Unigranrio).

Andreia Cristiane Cuesta Alves, Faculdades Integradas de Guarulhos

Fisioterapia, Especialista em Informática na área da saúde e formação de docentes de nível superior e acadêmica em licenciatura em Biologia (Faculdades Integradas de Guarulhos, Unifesp, Uninove, Uniplena).

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Ribeiro, E. T., Rocha, E. P. da, Martins, G. L. C., Neves, L. R., Souza, M. de F. F. de, Silva Junior, G. C. da, … Alves, A. C. C. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO UMA FERRAMENTA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 431–442. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10844