DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONFIANÇA E DA AUTOEFICÁCIA EM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA KUMON

Autores

  • Regina Ribeiro Pessoa Christian Business School-CBS
  • Esmeralda Viana Braga Sá Universidade Estadual do Ceará
  • Jaison Gilson Nunes Souza Christian Business School
  • Neiva da Silva Nunes Christian Business School
  • Silvani de Souza Silva Chiristian Business School
  • José de Nazaré Araújo Paixão Christian Business School
  • Vania Luizete de Oliveira Sena Christiian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22135

Palavras-chave:

Autoconfiança. Autoeficácia. Educação Matemática. Kumon. Motivação para aprender.

Resumo

A literatura em Educação Matemática tem evidenciado, nas últimas décadas, que o desempenho em Matemática é influenciado por fatores afetivos e motivacionais, entre os quais se destacam a autoconfiança e a autoeficácia dos estudantes. À luz da Teoria Social Cognitiva de Bandura (1986, 1997) e de estudos empíricos que mostram correlações significativas entre crenças de capacidade e rendimento escolar em Matemática, este artigo discute como a metodologia Kumon pode favorecer o desenvolvimento de autoconfiança e autoeficácia na disciplina. Inicialmente, apresentam-se conceitos e dimensões de autoconfiança no contexto educacional, diferenciando-a de construtos correlatos como autoconceito e autoestima, apoiando-se em Faria, Souza e Faria (2016), Hazin, Frade e Falcão (2010) e Meza-Cascante, Agüero-Calvo e Suárez-Valdés-Ayala (2019). Em seguida, discutem-se as bases teóricas da autoeficácia e as contribuições de Bandura (1986, 1997), articulando-as com estudos sobre autoeficácia matemática, como Brito e Souza (2015), Dobarro e Brito (2010) e Souza (2008). Analisa-se, ainda, a relação entre autoconfiança, autoeficácia e desempenho em Matemática, com destaque para pesquisas de Pajares (1996), Pajares e Miller (1994) e outras revisões recentes. Na sequência, descrevem-se os princípios, a organização do material e a rotina de estudos na metodologia Kumon, com base em documentos institucionais e em Orcos et al. (2019), discutindo-se pesquisas que apontam impactos positivos do método no desempenho em Matemática, como Wu (1995), Medina (1989), Begum, Bukhari e Akbar (2018, 2019) e Sulasteri, Balle e Abreu (2020). Conclui-se que o ambiente estruturado de prática graduada, foco em autonomia e ênfase em experiências de êxito, característicos do Kumon, pode constituir um contexto privilegiado para fortalecer autoconfiança e autoeficácia matemática, ainda que sejam necessárias mais investigações longitudinais com foco explícito nessas variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Ribeiro Pessoa, Christian Business School-CBS

Doutoranda em ciências da educação pela Christian Business School-CBS, Mestra em ciências da educação.Especialista em neurociencia da educação, especialista em educação profissional e tecnológica, especialista em EAD, e em Psicopedagógico. 

Esmeralda Viana Braga Sá, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas- Universidade Estadual do Ceará/ UECE. Especialista em pedagogia Escolar:  supervisão, orientação e administração - UNITER, Especialista em Educação de Jovens e adultos na diversidade e inclusão social - IFAP. Graduada em Pedagogia - Universidade Federal do Amapá/UNIFAP. 

Jaison Gilson Nunes Souza, Christian Business School

Mestrando em ciências da educação pela Christian Business School, especialista em gestão do trabalho pedagógico. Graduado em geografia.

Neiva da Silva Nunes, Christian Business School

Graduação em pedagogia. (UNIFAP - Universidade federal do Amapá),Pós-graduação: gestão do trabalho pedagógico: gestão escolar, orientação escolar e supervisão escolar (Faculdade ATUAL - Amapá), Mestrando em Ciência da Educação (Christian Business School), Escola de atuação Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior. 

Silvani de Souza Silva, Chiristian Business School

Mestrando em Ciências da Educação, (Chiristian Business School), Pós História do Brasil,Universidade Cândido Mendes, Graduação História Universidade Estadual Vale do Acaraú, EMEB. Fernando Rodrigues do Carmo. 

José de Nazaré Araújo Paixão, Christian Business School

Mestrando em ciências da educação pela Christian Business School, especialista em matemática superior,pelo instituto Silvério Samba -  RJ, graduado em Matemática pela Universidade Federal do Pará- UFPA.

Vania Luizete de Oliveira Sena, Christiian Business School

Mestranda em Ciências da Educação ( Christiian Business School), Pós- Graduação: História Social e Cultural da Amazônia (Unifap)Graduação: Licenciatura  Plena e Bacharelado em História (Unifap),Escola Estadual  Everaldo da Silva Vasconcelos Junior. 

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School 

PhD. Doutora em ciências da educação. Mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga, pedagoga. Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Pessoa, R. R., Sá, E. V. B., Souza, J. G. N., Nunes, N. da S., Silva, S. de S., Paixão, J. de N. A., … Silva, R. I. P. da. (2025). DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONFIANÇA E DA AUTOEFICÁCIA EM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA KUMON. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1532–1550. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22135