A INFLUÊNCIA DO JOGO DE XADREZ NO RENDIMENTO ESCOLAR, NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR, DO COLÉGIO ESTADUAL CENTENÁRIO, MUNICÍPIO DE VASSOURAS, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino Médio Regular. Jogo de Xadrez. Rendimento Escolar.

Resumo

A pesquisa apresentada tem como base inicial a disciplina de Educação Física, em uma Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino, Cidade de Vassouras, Rio de Janeiro. O objetivo geral deste estudo é desenhar uma intervenção pedagógica interdisciplinar baseada no Jogo de Xadrez, nas turmas 1001 e 1002, de 1º ano de Ensino Médio Regular, turno da manhã, do Colégio Estadual Centenário, como ferramenta desportiva educacional, com  expectativa na melhoria do rendimento escolar do ano de 2014 e com objetivo específico de identificar o problema de rendimento e indisciplina dos alunos no ano de 2013; relacionar a grade curricular do Estado do Rio de Janeiro com o projeto e definir com os Professores envolvidos, os conteúdos que serão aplicados; planejar e executar o projeto interdisciplinar baseado no Jogo de Xadrez, com implementação da tecnologia e medir se houve redução dos níveis de ocorrências disciplinares depois do plano de ação. A pesquisa foi realizada em três etapas: primeiro a fundamentação teórica sobre a relação dos Jogos gerais e do Jogo de Xadrez com a Educação Física, rendimento escolar e indisciplina, interdisciplinaridade e implementação da tecnologia no contexto desportivo educacional; segundo, a coleta de dados na Unidade Escolar e aplicação de questionário semi-estruturado junto aos alunos e professores; a análise de dados coletados e sua conclusão. Utilizou-se como campo de pesquisa o Colégio Estadual Centenário. A abordagem usada foi qualitaiva e quantitativa, sendo uma pesquisa exploratória, nos aspectos teóricos e descritivos quanto á construção dos dados empíricos, expostos na forma de gráficos para melhor compreensão. Nos resultados obtidos, pode-se demonstrar aspectos positivos quanto a parte de evolução de rendimento escolar. Conclui-se que a utilização de um plano de ação de caráter desportivo educacional, é muito útil para dar motivação aos estudos e criar um ambiente mais harmônico no processo ensino-aprendizagem. Contudo, outros projetos de interdisciplinaridade também podem ser fomentados como experimentos, em uma forma de incentivar os alunos a estudarem e melhorarem o ambiente da relação docente/discente.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Souza, Universidad Americana de Asunción

Mestrado em Ciências da Educação/ Universidad Americana de Asunción. 

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Souza, A. da S. (2023). A INFLUÊNCIA DO JOGO DE XADREZ NO RENDIMENTO ESCOLAR, NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR, DO COLÉGIO ESTADUAL CENTENÁRIO, MUNICÍPIO DE VASSOURAS, RIO DE JANEIRO, BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–130. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11405

Edição

Seção

E-books

Categorias