VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS

Autores

  • Lívia Barbosa Pacheco Souza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Marttem Costa de Santana UTFPR
  • Maria das Dores Aguiar Carvalho UEMA
  • Andréia Cristiane Cuesta Alves UNIFESP
  • Redjane Laura Guimarães de Campos UNIC
  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha Instituto Federal Fluminense
  • Elberto Teles Ribeiro Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10364

Resumo

A violência contra professores nas escolas brasileiras é um problema preocupante que tem impactos significativos na vida dos educadores e no sistema educacional como um todo. Este estudo analisou os determinantes e consequências dessa violência. Os determinantes da violência contra professores envolvem uma combinação de fatores individuais, familiares, sociais e institucionais. Baixo reconhecimento e desvalorização da profissão docente, falta de apoio institucional, contextos familiares disfuncionais e problemas sociais são alguns dos fatores que contribuem para a ocorrência desse fenômeno.As consequências da violência contra professores são diversas e abrangem diferentes aspectos. Os professores que são vítimas de violência podem sofrer danos físicos e emocionais, além de enfrentar dificuldades no exercício da profissão. A violência também impacta o sistema educacional, resultando em um clima escolar negativo, queda na qualidade do ensino e dificuldades na retenção de professores.Para lidar com esse problema, é necessário implementar medidas preventivas e de intervenção eficazes. Isso envolve a criação de ambientes escolares seguros e acolhedores, o fortalecimento do apoio institucional aos professores e a valorização da profissão docente. Além disso, é importante promover parcerias com a comunidade e investir em pesquisas que preencham as lacunas existentes nessa área.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Especialista em Saúde da Família e em Gestão em Saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Marttem Costa de Santana, UTFPR

UTFPR. 

Maria das Dores Aguiar Carvalho, UEMA

UEMA. 

Andréia Cristiane Cuesta Alves, UNIFESP

UNIFESP. 

Redjane Laura Guimarães de Campos, UNIC

UNIC. 

Gustavo Gomes Siqueira da Rocha, Instituto Federal Fluminense

Instituto Federal Fluminense. 

Elberto Teles Ribeiro, Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli

Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Souza, L. B. P., Santana, M. C. de, Carvalho, M. das D. A., Alves, A. C. C., Campos, R. L. G. de, Rocha, G. G. S. da, & Ribeiro, E. T. (2023). VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2020–2032. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10364