PROCRASTINAÇÃO E ESGOTAMENTO EMOCIONAL ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O PAPEL DA SOBRECARGA MENTAL NA MOTIVAÇÃO E ADIAMENTO DE TAREFAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15508

Palavras-chave:

Procrastinação. Motivação. Saúde Mental. Estudantes.

Resumo

Este artigo buscou investigar os fatores associados à procrastinação e motivação entre estudantes universitários e suas implicações para a saúde mental. A procrastinação, um comportamento comum entre estudantes, está associada a dificuldades na regulação emocional e pode impactar negativamente o desempenho acadêmico e o bem-estar. O estudo utilizou uma amostra de 618 estudantes de uma universidade no Brasil e avaliou variáveis como sintomas de depressão, estresse, ansiedade, ideação suicida, autopercepção de saúde, satisfação com a imagem corporal e estilo de vida. Os resultados indicaram que fatores como depressão, ansiedade, estresse e insatisfação com a autoimagem estão relacionados ao aumento da procrastinação, enquanto a motivação mostrou-se um fator protetor. Estudantes com maior motivação relataram menos procrastinação, sugerindo que intervenções voltadas para aumentar a motivação e melhorar a regulação emocional podem ser eficazes para reduzir a procrastinação e melhorar a saúde mental dos estudantes. Esses achados destacam a necessidade de estratégias que promovam o bem-estar e o desempenho acadêmico, abordando tanto os aspectos emocionais quanto motivacionais.

Biografia do Autor

Danilo Duarte Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmico do curso de Medicina. Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7636-9803.

Luiza Almeida Perdigão, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de Medicina. Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Orcid: https://orcid.org/0009-0001-8706-9224.

Júlia Chabot de Menezes Machado, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de Medicina. Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Orcid: https://orcid.org/0009-0000-3943-1893.

Edivaldo dos Santos Crisóstomo Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmico do curso de Medicina Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Orcid: https://orcid.org/0009-0009-1809-8900.

Maria Tereza Carvalho Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora Doutora em Ciências da Saúde Departamento de Fisiopatologia - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2060-2239.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Costa, D. D., Perdigão, L. A., Machado, J. C. de M., Crisóstomo Júnior, E. dos S., & Almeida, M. T. C. (2024). PROCRASTINAÇÃO E ESGOTAMENTO EMOCIONAL ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O PAPEL DA SOBRECARGA MENTAL NA MOTIVAÇÃO E ADIAMENTO DE TAREFAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 232–244. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15508