O IMPACTO POSITIVO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ednilson Hilário dos Santos MUST
  • Daniela Rosa de Oliveira Souza MUST
  • Delma Aparecida Ferreira MUST
  • Lara Aline Quintela Ramos Rocha UNIASSELVI
  • Patrícia da Silva Nali MUST
  • Sandra Marcia de Souza MUST
  • Silvana Araujo da Silva MUST
  • Tatiana Maria Lima da Conceição MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18683

Palavras-chave:

Mídias digitais. Educação. Gamificação. Práticas pedagógicas. Motivação.

Resumo

Este estudo investigou o impacto das mídias digitais na educação, com foco nos benefícios percebidos no processo de aprendizagem e na motivação dos alunos. O objetivo geral foi analisar como essas ferramentas influenciam as práticas pedagógicas e o engajamento dos estudantes. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como base a revisão de artigos, livros e pesquisas já publicadas sobre o tema. O desenvolvimento abordou o uso de tecnologias como gamificação, realidade virtual e metodologias ativas, evidenciando seu impacto positivo na participação dos alunos, na personalização do ensino e na interação entre estudantes e professores. A pesquisa também destacou os desafios, como a falta de formação adequada dos educadores e a insuficiência de infraestrutura tecnológica em muitas escolas, que podem limitar a eficácia dessas ferramentas. As considerações finais ressaltaram que, apesar dos avanços, a implementação bem-sucedida das mídias digitais depende de uma formação contínua dos docentes e de investimentos em infraestrutura. A continuidade das pesquisas é essencial para avaliar o impacto das tecnologias no desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa contribuiu para compreender o impacto positivo das mídias digitais na educação, mas aponta a necessidade de estudos complementares para fortalecer a aplicação dessas ferramentas no ambiente escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednilson Hilário dos Santos, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Daniela Rosa de Oliveira Souza, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Delma Aparecida Ferreira, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Lara Aline Quintela Ramos Rocha, UNIASSELVI

Especialista em Gestão de Pessoas, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Patrícia da Silva Nali, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sandra Marcia de Souza, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Silvana Araujo da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Tatiana Maria Lima da Conceição, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Santos, E. H. dos, Souza, D. R. de O., Ferreira, D. A., Rocha, L. A. Q. R., Nali, P. da S., Souza, S. M. de, … Conceição, T. M. L. da. (2025). O IMPACTO POSITIVO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 362–368. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18683