A NOVA CARTOGRAFIA DA LIDERANÇA EDUCACIONAL: DO GIZ AO ALGORITMO

Autores

  • Robson Storch FICS
  • Adriana da Silva Morgado Must University
  • Elberto Teles Ribeiro UFGD
  • Márcia Oliveira Marques Nogueira Must University
  • Maycon Gama Ribeiro FICS
  • Sirlene Correia Must University
  • Tiena Kelen Silva Must University
  • Vanessa Freitas da Costa Santos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20233

Palavras-chave:

Gestão Educacional. E-Learning. Liderança Digital. Competências. Transformação Digital.

Resumo

O presente estudo abordou o papel do gestor educacional no contexto do e-learning, com o objetivo de analisar as competências necessárias e os desafios enfrentados pelos gestores na implementação dessa modalidade de ensino. A pergunta central da pesquisa foi: como o gestor educacional pode utilizar as ferramentas do e-learning para transformar a gestão escolar e promover um ensino de qualidade, alinhado às necessidades da educação digital? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu uma análise da literatura existente sobre a gestão educacional digital. No desenvolvimento, foi discutido o impacto do e-learning na gestão escolar, destacando as competências técnicas e de liderança exigidas dos gestores. A pesquisa revelou que o gestor deve ser capaz de integrar as tecnologias digitais ao currículo escolar, tomar decisões baseadas em dados e liderar a equipe pedagógica, criando um ambiente colaborativo. As considerações finais indicaram que o gestor educacional tem um papel fundamental na transformação digital das escolas, sendo necessário combinar habilidades técnicas com competências de liderança. O estudo concluiu que a capacitação contínua dos gestores é essencial para o sucesso da implementação do e-learning. No entanto, sugeriu a necessidade de estudos adicionais para investigar as práticas de gestão em contextos específicos e o impacto a longo prazo do e-learning na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Storch, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Adriana da Silva Morgado, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Elberto Teles Ribeiro, UFGD

Mestrando em Geografia. Instituição: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Márcia Oliveira Marques Nogueira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Maycon Gama Ribeiro, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Sirlene Correia, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Tiena Kelen Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Vanessa Freitas da Costa Santos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Storch, R., Morgado, A. da S., Ribeiro, E. T., Nogueira, M. O. M., Ribeiro, M. G., Correia, S., … Santos, V. F. da C. (2025). A NOVA CARTOGRAFIA DA LIDERANÇA EDUCACIONAL: DO GIZ AO ALGORITMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5635–5642. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20233