A NOVA CARTOGRAFIA DA LIDERANÇA EDUCACIONAL: DO GIZ AO ALGORITMO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20233Palavras-chave:
Gestão Educacional. E-Learning. Liderança Digital. Competências. Transformação Digital.Resumo
O presente estudo abordou o papel do gestor educacional no contexto do e-learning, com o objetivo de analisar as competências necessárias e os desafios enfrentados pelos gestores na implementação dessa modalidade de ensino. A pergunta central da pesquisa foi: como o gestor educacional pode utilizar as ferramentas do e-learning para transformar a gestão escolar e promover um ensino de qualidade, alinhado às necessidades da educação digital? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu uma análise da literatura existente sobre a gestão educacional digital. No desenvolvimento, foi discutido o impacto do e-learning na gestão escolar, destacando as competências técnicas e de liderança exigidas dos gestores. A pesquisa revelou que o gestor deve ser capaz de integrar as tecnologias digitais ao currículo escolar, tomar decisões baseadas em dados e liderar a equipe pedagógica, criando um ambiente colaborativo. As considerações finais indicaram que o gestor educacional tem um papel fundamental na transformação digital das escolas, sendo necessário combinar habilidades técnicas com competências de liderança. O estudo concluiu que a capacitação contínua dos gestores é essencial para o sucesso da implementação do e-learning. No entanto, sugeriu a necessidade de estudos adicionais para investigar as práticas de gestão em contextos específicos e o impacto a longo prazo do e-learning na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY