O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

Autores

  • Dynéa Reis Valle Lira MUST
  • Elissandra Campos Coelho Mcauchar MUST
  • Fernanda de Souza Reis Deprá FAVENI
  • Giuliano de Martin Universidade Vila Velha image/svg+xml
  • Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim Faculdade Iguaçu
  • Robson Storch Absoulute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17119

Palavras-chave:

Tendências educacionais. Papel do professor. Práticas pedagógicas. Formação continuada. Metodologias ativas.

Resumo

Este estudo abordou o problema de como as tendências educacionais influenciam a prática pedagógica dos professores. O objetivo geral foi analisar essas tendências e o papel dos educadores no contexto atual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu uma análise das obras e estudos existentes sobre o tema. O desenvolvimento destacou a importância da integração de metodologias ativas e tecnologias digitais, enfatizando que o papel do professor se transformou em um mediador da aprendizagem, promovendo a autonomia dos alunos. As considerações finais evidenciaram que as novas abordagens educacionais impactaram as práticas pedagógicas, ressaltando a necessidade de formação contínua dos educadores. Além disso, apontou-se a importância de futuras investigações para complementar os achados, explorando a implementação dessas tendências em diferentes contextos escolares e os desafios enfrentados pelos docentes.

Biografia do Autor

Dynéa Reis Valle Lira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Elissandra Campos Coelho Mcauchar, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Fernanda de Souza Reis Deprá, FAVENI

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

 

Giuliano de Martin, Universidade Vila Velha

Doutor em Ecologia de Ecossistemas, Universidade Vila Velha (UVV).

Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim, Faculdade Iguaçu

Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Faculdade Iguaçu.

Robson Storch, Absoulute Christian University

Mestre em Educação, Absoulute Christian University (ACU)

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Lira, D. R. V., Mcauchar, E. C. C., Deprá, F. de S. R., Martin, G. de, Amorim, M. G. R. de O., & Storch, R. (2024). O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO BASEADO EM COMPETÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5091–5096. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17119