TECNOLOGIAS E PRÁTICAS AVALIATIVAS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Guilherme Gabler Cazeli Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cristiani Soeiro Vieira Portes UNESA
  • Dynéa Reis Valle Lira MUST
  • Giuliano de Martin Universidade Vila Velha image/svg+xml
  • Marcelle Dutra França Fernandes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17162

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais. Avaliação. Educação pública. Formação docente. Políticas

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as potencialidades e os desafios da utilização de tecnologias nas práticas avaliativas na educação pública. O problema de pesquisa abordou as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas na implementação de tecnologias no processo de avaliação. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica de estudos e artigos sobre o tema, com o intuito de identificar os obstáculos e benefícios relacionados à integração das tecnologias educacionais. Os resultados indicaram que, embora as tecnologias ofereçam grandes benefícios, como a personalização do ensino e a melhoria da avaliação contínua, ainda existem desafios significativos, como a falta de infraestrutura, a resistência dos educadores e a necessidade de uma formação contínua para o uso eficaz dessas ferramentas. A análise revelou que as políticas educacionais têm direcionado esforços para a formação dos professores e o acesso às tecnologias, mas esses avanços ainda são insuficientes para garantir a plena integração das ferramentas digitais nas escolas públicas. As considerações finais sugeriram que a superação dos desafios depende de investimentos contínuos em infraestrutura, políticas públicas e programas de formação contínua para educadores. A pesquisa concluiu que, apesar das dificuldades, a utilização das tecnologias nas práticas avaliativas pode contribuir para a melhoria da qualidade educacional, desde que os desafios sejam enfrentados.

Biografia do Autor

Guilherme Gabler Cazeli, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Cristiani Soeiro Vieira Portes, UNESA

Doutoranda em Educação. Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Dynéa Reis Valle Lira, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação Must University (MUST).

Giuliano de Martin, Universidade Vila Velha

Doutor em Ecologia de Ecossistemas. Universidade Vila Velha (UVV).

Marcelle Dutra França Fernandes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestra em Matemática. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

Cazeli, G. G., Moura, C. C. de, Portes, C. S. V., Lira, D. R. V., Martin, G. de, & Fernandes, M. D. F. (2024). TECNOLOGIAS E PRÁTICAS AVALIATIVAS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5795–5809. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17162