DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17997Palavras-chave:
Capacitação docente. Políticas educacionais públicas. Educação continuada. Avaliação da qualidade educacional.Resumo
A formação de professores no Brasil é influenciada por contextos políticos, sociais e históricos, desde a atuação jesuítica na educação colonial até a criação de políticas públicas contemporâneas. Avanços significativos, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, estabeleceram diretrizes para promover competências pedagógicas e articulação entre teoria e prática. Programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) fomentam a valorização docente, embora desafios como precarização, desigualdades regionais e infraestrutura insuficiente persistam. A literatura destaca a relevância de uma formação crítica, defendida por autores como Paulo Freire, que propõem uma educação libertadora e centrada na justiça social. Além disso, estudos enfatizam a necessidade de formação continuada e o uso de tecnologias digitais para atender às demandas contemporâneas. No entanto, a implementação eficaz dessas iniciativas requer adaptação às realidades locais, especialmente em áreas rurais. Políticas públicas que promovam inclusão digital, redes colaborativas e habilidades socioemocionais são apontadas como soluções para superar desafios e fortalecer a identidade profissional docente. Assim, a integração de modelos internacionais bem-sucedidos, adaptados ao contexto brasileiro, é essencial para construir um sistema educacional mais equitativo e inclusivo.
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