DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • Alexis dos Santos Cotta Faculdad Interamericana de Ciências Sociales
  • Zailton Frederico Beuttenmuller Facultad Interamericana de Ciencias Sociales,
  • Jose Jakson Amancio Alves UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17997

Palavras-chave:

Capacitação docente. Políticas educacionais públicas. Educação continuada. Avaliação da qualidade educacional.

Resumo

A formação de professores no Brasil é influenciada por contextos políticos, sociais e históricos, desde a atuação jesuítica na educação colonial até a criação de políticas públicas contemporâneas. Avanços significativos, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, estabeleceram diretrizes para promover competências pedagógicas e articulação entre teoria e prática. Programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) fomentam a valorização docente, embora desafios como precarização, desigualdades regionais e infraestrutura insuficiente persistam. A literatura destaca a relevância de uma formação crítica, defendida por autores como Paulo Freire, que propõem uma educação libertadora e centrada na justiça social. Além disso, estudos enfatizam a necessidade de formação continuada e o uso de tecnologias digitais para atender às demandas contemporâneas. No entanto, a implementação eficaz dessas iniciativas requer adaptação às realidades locais, especialmente em áreas rurais. Políticas públicas que promovam inclusão digital, redes colaborativas e habilidades socioemocionais são apontadas como soluções para superar desafios e fortalecer a identidade profissional docente. Assim, a integração de modelos internacionais bem-sucedidos, adaptados ao contexto brasileiro, é essencial para construir um sistema educacional mais equitativo e inclusivo.

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Biografia do Autor

Alexis dos Santos Cotta, Faculdad Interamericana de Ciências Sociales

Graduado em Direito, FESP Faculdades - Faculdade de Ensino Superior da Paraíba, Mestre em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales-FICS, Servidor Público/UEPB.

Zailton Frederico Beuttenmuller, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales,

Mestre em Ciência da Educação - Facultad Interamericana De Ciencias Sociales, FICS. Servidor Público/UEPB. 

Jose Jakson Amancio Alves, UFCG

Doutorado em Recursos Naturais – UFCG, Mestrado em Meteorologia – UFPB, Especialização em Geografia do Nordeste, Graduação em Pedagogia Licenciatura, Graduação em Geografia Licenciatura, Professor Associado da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

Cotta, A. dos S., Beuttenmuller, Z. F., & Alves, J. J. A. (2025). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2620–2628. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17997