APRENDIZAGEM COLABORATIVA: DEFINIÇÃO, APLICAÇÕES E O PAPEL DO PROFESSOR

Autores

  • Anderson Barbosa MUST
  • Agda Mara Ramos MUST
  • Iranilda de Argôlo Gomes Universidade Americana
  • Juliana de Cássia Aparecida Marinho MUST
  • Maksander Pedrada Merlo MUST
  • Patrícia de Jesus Leão Torres MUST
  • Roberto Carlos Cipriani FICS
  • Robson Storch FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18629

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Facilitador. Aprendizagem.

Resumo

A aprendizagem colaborativa é um método de ensino no qual os alunos trabalham juntos para alcançar um objetivo educacional, contribuindo com ideias e experiências. Esse processo envolve a troca de conhecimentos, a construção de compreensão compartilhada e a tomada de decisões coletivas. A aprendizagem colaborativa se adapta aos objetivos de ensino e aos perfis dos alunos, manifestando-se em projetos em grupo, debates e resolução de problemas. Na aprendizagem colaborativa, o educador atua como guia, facilitando a troca de ideias e o trabalho em equipe. Ele define metas, distribui tarefas, acompanha o progresso e oferece feedback. Logo, o objetivo geral foi explorar a aprendizagem colaborativa como método pedagógico, detalhando sua definição, formas de aplicação e o papel do professor como facilitador nesse processo. A relevância desta pesquisa reside na sua capacidade de elucidar a aprendizagem colaborativa como uma abordagem pedagógica fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI. Este estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em fontes teóricas para explorar a aprendizagem colaborativa. A pesquisa permitiu explorar a aprendizagem colaborativa, evidenciando seu potencial para o desenvolvimento de competências no século XXI. O método, que valoriza a construção conjunta do conhecimento e o papel do professor como guia, se mostra eficaz em diversos contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Anderson Barbosa, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Agda Mara Ramos, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Iranilda de Argôlo Gomes, Universidade Americana

Mestra em Ciências da Educação, Universidade Americana.

Juliana de Cássia Aparecida Marinho, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Maksander Pedrada Merlo, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Patrícia de Jesus Leão Torres, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Roberto Carlos Cipriani, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Robson Storch, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

Barbosa, A., Ramos, A. M., Gomes, I. de A., Marinho, J. de C. A., Merlo, M. P., Torres, P. de J. L., … Storch, R. (2025). APRENDIZAGEM COLABORATIVA: DEFINIÇÃO, APLICAÇÕES E O PAPEL DO PROFESSOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 148–154. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18629