APRENDIZAGEM COLABORATIVA: DEFINIÇÃO, APLICAÇÕES E O PAPEL DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18629Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa. Facilitador. Aprendizagem.Resumo
A aprendizagem colaborativa é um método de ensino no qual os alunos trabalham juntos para alcançar um objetivo educacional, contribuindo com ideias e experiências. Esse processo envolve a troca de conhecimentos, a construção de compreensão compartilhada e a tomada de decisões coletivas. A aprendizagem colaborativa se adapta aos objetivos de ensino e aos perfis dos alunos, manifestando-se em projetos em grupo, debates e resolução de problemas. Na aprendizagem colaborativa, o educador atua como guia, facilitando a troca de ideias e o trabalho em equipe. Ele define metas, distribui tarefas, acompanha o progresso e oferece feedback. Logo, o objetivo geral foi explorar a aprendizagem colaborativa como método pedagógico, detalhando sua definição, formas de aplicação e o papel do professor como facilitador nesse processo. A relevância desta pesquisa reside na sua capacidade de elucidar a aprendizagem colaborativa como uma abordagem pedagógica fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI. Este estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em fontes teóricas para explorar a aprendizagem colaborativa. A pesquisa permitiu explorar a aprendizagem colaborativa, evidenciando seu potencial para o desenvolvimento de competências no século XXI. O método, que valoriza a construção conjunta do conhecimento e o papel do professor como guia, se mostra eficaz em diversos contextos educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY