A LINGUAGEM DIGITAL COMO NOVA FORMA DE EXPRESSÃO ESCOLAR

Autores

  • Joseane Nascimento Lima da Silva Angelo FICS
  • Cláudia Rodrigues de Urzêda Must University
  • Flávio de Paiva Maia Unifaveni
  • Maycon Gama Ribeiro FICS
  • Maysa Fadini Favoretti MUST
  • Raquel Justina Vieira Sales Must University
  • Regiane Cândido da Silva Barbosa Must University
  • Rodrigo Vicente da Silva World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20267

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Linguagem digital. Multiletramentos. Práticas pedagógicas. Educação digital.

Resumo

Este estudo abordou a integração das tecnologias digitais no ambiente escolar, focando na adaptação das práticas pedagógicas dos professores e nas implicações para a aprendizagem dos alunos da geração digital. O problema central foi compreender como a linguagem digital e as tecnologias influenciam as metodologias de ensino e as formas de expressão dos alunos. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os desafios da integração das tecnologias digitais no ensino, considerando os impactos sobre as práticas pedagógicas e a aprendizagem. A pesquisa seguiu uma abordagem bibliográfica, revisando a literatura disponível sobre o uso de tecnologias educacionais, multiletramentos e novas formas de expressão escolar. O desenvolvimento evidenciou que, apesar das potencialidades das tecnologias, a adaptação das práticas pedagógicas exige uma formação contínua dos professores e uma reflexão crítica sobre o papel dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. As considerações finais indicaram que a formação dos educadores e a utilização estratégica das tecnologias são cruciais para o sucesso da transformação digital na educação. No entanto, sugeriu-se a necessidade de estudos sobre as desigualdades no acesso às tecnologias e sobre as estratégias pedagógicas inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Nascimento Lima da Silva Angelo, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Cláudia Rodrigues de Urzêda, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Flávio de Paiva Maia, Unifaveni

Mestre em Administração.Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Maycon Gama Ribeiro, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Maysa Fadini Favoretti, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Raquel Justina Vieira Sales, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Regiane Cândido da Silva Barbosa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Rodrigo Vicente da Silva, World University Ecumenical

Mestrando em Educação. World University Ecumenical (WUE).

Downloads

Publicado

2025-07-04

Como Citar

Angelo, J. N. L. da S., Urzêda, C. R. de, Maia, F. de P., Ribeiro, M. G., Favoretti, M. F., Sales, R. J. V., … Silva, R. V. da. (2025). A LINGUAGEM DIGITAL COMO NOVA FORMA DE EXPRESSÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 565–573. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20267