A LINGUAGEM DIGITAL COMO NOVA FORMA DE EXPRESSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20267Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Linguagem digital. Multiletramentos. Práticas pedagógicas. Educação digital.Resumo
Este estudo abordou a integração das tecnologias digitais no ambiente escolar, focando na adaptação das práticas pedagógicas dos professores e nas implicações para a aprendizagem dos alunos da geração digital. O problema central foi compreender como a linguagem digital e as tecnologias influenciam as metodologias de ensino e as formas de expressão dos alunos. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os desafios da integração das tecnologias digitais no ensino, considerando os impactos sobre as práticas pedagógicas e a aprendizagem. A pesquisa seguiu uma abordagem bibliográfica, revisando a literatura disponível sobre o uso de tecnologias educacionais, multiletramentos e novas formas de expressão escolar. O desenvolvimento evidenciou que, apesar das potencialidades das tecnologias, a adaptação das práticas pedagógicas exige uma formação contínua dos professores e uma reflexão crítica sobre o papel dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. As considerações finais indicaram que a formação dos educadores e a utilização estratégica das tecnologias são cruciais para o sucesso da transformação digital na educação. No entanto, sugeriu-se a necessidade de estudos sobre as desigualdades no acesso às tecnologias e sobre as estratégias pedagógicas inovadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY