EDUCAÇÃO 5.0: ALÉM DA TECNOLOGIA, O HUMANO NO CENTRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20235Palavras-chave:
Educação 5.0. Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Prática docente. Personalização.Resumo
Este estudo analisou como a implementação da Educação 5.0, por meio das metodologias ativas e das tecnologias digitais, pode transformar a prática docente e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. O problema de pesquisa focou na compreensão dos impactos dessa abordagem no contexto educacional contemporâneo. O objetivo geral foi investigar como a Educação 5.0, ao integrar essas metodologias e tecnologias, pode promover mudanças na prática docente e no processo de aprendizagem. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, fundamentada em uma revisão da literatura sobre Educação 5.0, metodologias ativas e uso das tecnologias digitais na educação. O desenvolvimento do trabalho abordou o conceito de Educação 5.0, as implicações das metodologias ativas e das tecnologias digitais no ensino e os resultados da transformação da prática docente. As considerações finais destacaram que a Educação 5.0 contribui para uma educação personalizada e inclusiva, embora desafios como a formação contínua dos educadores e a infraestrutura tecnológica adequada precisem ser superados para garantir o sucesso dessa abordagem. A pesquisa apontou a necessidade de novos estudos para aprofundar a compreensão dos desafios da implementação da Educação 5.0 em diferentes contextos educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY