EDUCAÇÃO 5.0: ALÉM DA TECNOLOGIA, O HUMANO NO CENTRO

Autores

  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho Uneatlántico
  • Adriana da Silva Morgado Must University
  • Lilian Soraia Maurílio da Silva Must University
  • Loide Batista de Melo Must University
  • Márcia Oliveira Marques Nogueira Must University
  • Tatiane Cardoso de Oliveira Must University
  • Tiena Kelen Silva Must University
  • Vanessa Freitas da Costa Santos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20235

Palavras-chave:

Educação 5.0. Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Prática docente. Personalização.

Resumo

Este estudo analisou como a implementação da Educação 5.0, por meio das metodologias ativas e das tecnologias digitais, pode transformar a prática docente e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. O problema de pesquisa focou na compreensão dos impactos dessa abordagem no contexto educacional contemporâneo. O objetivo geral foi investigar como a Educação 5.0, ao integrar essas metodologias e tecnologias, pode promover mudanças na prática docente e no processo de aprendizagem. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, fundamentada em uma revisão da literatura sobre Educação 5.0, metodologias ativas e uso das tecnologias digitais na educação. O desenvolvimento do trabalho abordou o conceito de Educação 5.0, as implicações das metodologias ativas e das tecnologias digitais no ensino e os resultados da transformação da prática docente. As considerações finais destacaram que a Educação 5.0 contribui para uma educação personalizada e inclusiva, embora desafios como a formação contínua dos educadores e a infraestrutura tecnológica adequada precisem ser superados para garantir o sucesso dessa abordagem. A pesquisa apontou a necessidade de novos estudos para aprofundar a compreensão dos desafios da implementação da Educação 5.0 em diferentes contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Uneatlántico

Mestrando em Educação - As TICs na Educação. Instituição: Universidad Europea del Atlántico. (Uneatlántico).

Adriana da Silva Morgado, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Lilian Soraia Maurílio da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Loide Batista de Melo, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Márcia Oliveira Marques Nogueira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Tatiane Cardoso de Oliveira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Tiena Kelen Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Vanessa Freitas da Costa Santos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Andrade Filho, M. A. S. de, Morgado, A. da S., Silva, L. S. M. da, Melo, L. B. de, Nogueira, M. O. M., Oliveira, T. C. de, … Santos, V. F. da C. (2025). EDUCAÇÃO 5.0: ALÉM DA TECNOLOGIA, O HUMANO NO CENTRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 186–194. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20235