BULLYING VIRTUAL E O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO

Autores

  • Wesley da Silva Braga Must University
  • Celio Bispo de Souza IFMT
  • Gislaine Alves Mendonça Souza Must University
  • Loide Batista de Melo Must University
  • Silvia Santos Soares Terci Must University
  • Socorro de Jesus Martins da Silva Must University
  • Sonaí Maria da Silva Universidad Leonardo da Vinci
  • Tatiane Cardoso de Oliveira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20234

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Bullying virtual. Relações interpessoais. Educação digital. Formação de professores.

Resumo

Este estudo abordou o impacto das tecnologias digitais nas relações interpessoais no ambiente escolar, com foco no papel do professor na mediação desses impactos, especialmente no que se refere ao bullying virtual e à interação no ciberespaço. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as tecnologias digitais impactaram as relações interpessoais nas escolas e qual a função do professor na mediação desses impactos? O objetivo geral foi analisar os efeitos das tecnologias no ambiente escolar e o papel do educador na promoção de um ambiente digital saudável. A metodologia adotada foi exclusivamente bibliográfica, com análise de artigos, livros e dissertações que tratam da educação digital, bullying virtual e a formação de professores. O desenvolvimento do estudo evidenciou que as TIC trouxeram grandes possibilidades pedagógicas, mas também novos desafios, como o bullying virtual, que exige a atuação do professor como mediador nas relações digitais. As considerações finais destacaram a importância da formação contínua dos educadores para o uso das TIC, além da necessidade de mais estudos sobre as práticas pedagógicas de mediação no ciberespaço e as políticas públicas de apoio ao uso adequado das tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley da Silva Braga, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Celio Bispo de Souza, IFMT

Mestrando em Sociologia. Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso (IFMT).

Gislaine Alves Mendonça Souza, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Loide Batista de Melo, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Silvia Santos Soares Terci, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Socorro de Jesus Martins da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Sonaí Maria da Silva, Universidad Leonardo da Vinci

Doutoranda em Educação. Instituição: Universidad Leonardo da Vinci.

Tatiane Cardoso de Oliveira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Braga, W. da S., Souza, C. B. de, Souza, G. A. M., Melo, L. B. de, Terci, S. S. S., Silva, S. de J. M. da, … Oliveira, T. C. de. (2025). BULLYING VIRTUAL E O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 178–185. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20234