BULLYING VIRTUAL E O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20234Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Bullying virtual. Relações interpessoais. Educação digital. Formação de professores.Resumo
Este estudo abordou o impacto das tecnologias digitais nas relações interpessoais no ambiente escolar, com foco no papel do professor na mediação desses impactos, especialmente no que se refere ao bullying virtual e à interação no ciberespaço. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as tecnologias digitais impactaram as relações interpessoais nas escolas e qual a função do professor na mediação desses impactos? O objetivo geral foi analisar os efeitos das tecnologias no ambiente escolar e o papel do educador na promoção de um ambiente digital saudável. A metodologia adotada foi exclusivamente bibliográfica, com análise de artigos, livros e dissertações que tratam da educação digital, bullying virtual e a formação de professores. O desenvolvimento do estudo evidenciou que as TIC trouxeram grandes possibilidades pedagógicas, mas também novos desafios, como o bullying virtual, que exige a atuação do professor como mediador nas relações digitais. As considerações finais destacaram a importância da formação contínua dos educadores para o uso das TIC, além da necessidade de mais estudos sobre as práticas pedagógicas de mediação no ciberespaço e as políticas públicas de apoio ao uso adequado das tecnologias.
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