COLABORAÇÃO DIGITAL: CONSTRUINDO COMUNIDADES DE APRENDIZADO COM AS TICS: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Maria das Graças de Aguiar Damasceno Must University-MUST
  • Andreza de Oliveira Franco Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Everton Marques da Silva Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Jamir Adolfo Corrêa UNEATLANTICO
  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho UNEATLANTICO
  • Rivaldo Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14203

Palavras-chave:

Colaboração digital. Comunidades de aprendizado. Plataformas digitais. Ferramentas colaborativas. Tecnologias. Currículos Educacionais. Inclusão Digital.

Resumo

No cenário educacional contemporâneo, a colaboração digital emerge como um pilar fundamental para transformar e enriquecer os processos de ensino-aprendizagem. Este paper destaca a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na promoção da colaboração digital e na reformulação dos currículos educacionais. Ao integrar as TICs, facilitamos a criação de comunidades de aprendizado interativas, transcendendo os métodos tradicionais de ensino. Examinar como plataformas digitais e ferramentas colaborativas não só fomentam a interatividade e a construção coletiva do conhecimento, mas também como podem ser incorporadas nos currículos. Enfatizar os benefícios de um ambiente educativo mais colaborativo e inclusivo, como também os desafios de adaptar os currículos para incluir competências digitais. Este estudo visa demonstrar que a integração das TICs no currículo e no processo educativo enriquece a experiência de aprendizagem, adaptando-a às exigências do século XXI e preparando os alunos para um futuro digital, com jogos online colaborativos e plataformas digitais.

Biografia do Autor

Maria das Graças de Aguiar Damasceno, Must University-MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Instituição: Must University (MUST)

Andreza de Oliveira Franco Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância. Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Everton Marques da Silva, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Jamir Adolfo Corrêa, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na EducaçãoUniversidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Rivaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguagem e Ensino,  Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Damasceno, M. das G. de A., Santos, A. de O. F., Silva, E. M. da, Corrêa, J. A., Andrade Filho, M. A. S. de, & Silva, R. F. da. (2024). COLABORAÇÃO DIGITAL: CONSTRUINDO COMUNIDADES DE APRENDIZADO COM AS TICS: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3857–3866. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14203