COMUNIDADES DE PRÁTICA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17937Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa. Ambientes virtuais. Interação. Desafios educacionais. Avaliação.Resumo
Este estudo abordou os principais desafios e benefícios da implementação da aprendizagem colaborativa, especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem. O objetivo foi analisar as teorias e práticas dessa abordagem pedagógica, destacando os desafios enfrentados e as vantagens percebidas pelos alunos e educadores. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem bibliográfica, com a revisão de estudos e artigos relevantes sobre o tema. No desenvolvimento, foram exploradas as contribuições da aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem, incluindo as interações sociais e o uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio. Identificaram-se desafios significativos, como a gestão das interações entre os alunos e a adaptação dos métodos de avaliação. Também se constatou que, apesar dessas dificuldades, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem pode potencializar o engajamento dos alunos e promover uma aprendizagem dinâmica e interativa. As considerações finais apontaram que, embora a aprendizagem colaborativa tenha mostrado resultados positivos, a formação adequada dos professores e a adaptação das avaliações são essenciais para o sucesso dessa abordagem. Além disso, sugeriu-se que estudos sejam realizados para aprofundar o entendimento sobre as práticas de gestão da colaboração e da avaliação nesse contexto educacional.
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