COMUNIDADES DE PRÁTICA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Josineide Maria da Silva Nunes Universidad Autónoma de Asunción
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Andreia Dias dos Santos Schaefer Must University
  • Enetlalde Sebastiana Cuman Massalai Must University
  • Pamela Santana Cuman Must University
  • Silvanete Cristo Viana Faculdade Dominus
  • Viviane Cristina Gonçalves Nunes Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17937

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Ambientes virtuais. Interação. Desafios educacionais. Avaliação.

Resumo

Este estudo abordou os principais desafios e benefícios da implementação da aprendizagem colaborativa, especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem. O objetivo foi analisar as teorias e práticas dessa abordagem pedagógica, destacando os desafios enfrentados e as vantagens percebidas pelos alunos e educadores. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem bibliográfica, com a revisão de estudos e artigos relevantes sobre o tema. No desenvolvimento, foram exploradas as contribuições da aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem, incluindo as interações sociais e o uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio. Identificaram-se desafios significativos, como a gestão das interações entre os alunos e a adaptação dos métodos de avaliação. Também se constatou que, apesar dessas dificuldades, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem pode potencializar o engajamento dos alunos e promover uma aprendizagem dinâmica e interativa. As considerações finais apontaram que, embora a aprendizagem colaborativa tenha mostrado resultados positivos, a formação adequada dos professores e a adaptação das avaliações são essenciais para o sucesso dessa abordagem. Além disso, sugeriu-se que estudos sejam realizados para aprofundar o entendimento sobre as práticas de gestão da colaboração e da avaliação nesse contexto educacional.

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Biografia do Autor

Josineide Maria da Silva Nunes, Universidad Autónoma de Asunción

Mestranda em Ciências da Educação.  Universidad Autónoma de Asunción – UAA.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Andreia Dias dos Santos Schaefer, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Enetlalde Sebastiana Cuman Massalai, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Pamela Santana Cuman, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Silvanete Cristo Viana, Faculdade Dominus

Pós-Graduada em Língua Portuguesa E Literatura Brasileira. Faculdade Dominus – FAD.

Viviane Cristina Gonçalves Nunes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Nunes, J. M. da S., Santos, S. M. A. V., Schaefer, A. D. dos S., Massalai, E. S. C., Cuman, P. S., Viana, S. C., & Nunes, V. C. G. (2025). COMUNIDADES DE PRÁTICA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1265–1272. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17937