CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO: COMO TRANSFORMAR A SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18735Palavras-chave:
Cultura Maker. Educação. Tecnologias digitais. Makerspaces. Aprendizagem ativa.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da Cultura Maker para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes nas escolas, focando nas tecnologias e ferramentas utilizadas nesse modelo educacional. A pesquisa, de caráter bibliográfico, foi baseada na revisão de estudos e artigos acadêmicos sobre a implementação da Cultura Maker, seus impactos pedagógicos e as ferramentas utilizadas, como impressoras 3D, robótica e plataformas de programação. O desenvolvimento do estudo evidenciou que a aplicação da Cultura Maker nas escolas favoreceu o desenvolvimento de competências como criatividade, pensamento crítico, colaboração e autonomia, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa. Os ambientes de makerspaces possibilitaram que os alunos se tornassem protagonistas do seu aprendizado, ao realizar projetos práticos e interdisciplinares, estimulando o trabalho em equipe e a resolução de problemas reais. As considerações finais indicaram que, apesar dos benefícios, existem desafios para a implementação plena dessa abordagem nas escolas, como a necessidade de infraestrutura adequada e formação contínua dos professores. A pesquisa sugeriu a realização de novos estudos que explorem essas questões, para aprimorar a aplicação da Cultura Maker e expandir suas práticas em diferentes contextos educacionais.
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