CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO: COMO TRANSFORMAR A SALA DE AULA

Autores/as

  • Alessandra Barboza Barros Almeida FICS
  • Kelly Cristina Facchi Scudeller MUST
  • Naylla Oliveira da Rocha MUST
  • Nubya Oliveira da Rocha MUST
  • Rosimar Flegler Cesar Cometti FICS
  • Rubênia Roriz da Silva Candido MUST
  • Sandra de Oliveira Botelho UEA
  • Walkyria Maria de Menezes MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18735

Palabras clave:

Cultura Maker. Educação. Tecnologias digitais. Makerspaces. Aprendizagem ativa.

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da Cultura Maker para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes nas escolas, focando nas tecnologias e ferramentas utilizadas nesse modelo educacional. A pesquisa, de caráter bibliográfico, foi baseada na revisão de estudos e artigos acadêmicos sobre a implementação da Cultura Maker, seus impactos pedagógicos e as ferramentas utilizadas, como impressoras 3D, robótica e plataformas de programação. O desenvolvimento do estudo evidenciou que a aplicação da Cultura Maker nas escolas favoreceu o desenvolvimento de competências como criatividade, pensamento crítico, colaboração e autonomia, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa. Os ambientes de makerspaces possibilitaram que os alunos se tornassem protagonistas do seu aprendizado, ao realizar projetos práticos e interdisciplinares, estimulando o trabalho em equipe e a resolução de problemas reais. As considerações finais indicaram que, apesar dos benefícios, existem desafios para a implementação plena dessa abordagem nas escolas, como a necessidade de infraestrutura adequada e formação contínua dos professores. A pesquisa sugeriu a realização de novos estudos que explorem essas questões, para aprimorar a aplicação da Cultura Maker e expandir suas práticas em diferentes contextos educacionais.

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Biografía del autor/a

Alessandra Barboza Barros Almeida, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Kelly Cristina Facchi Scudeller, MUST

Master of science in emergent Technologies in Education, Must University(MUST).

Naylla Oliveira da Rocha, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University(MUST).

Nubya Oliveira da Rocha, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rosimar Flegler Cesar Cometti, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rubênia Roriz da Silva Candido, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sandra de Oliveira Botelho, UEA

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Walkyria Maria de Menezes, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-04-08

Cómo citar

Almeida, A. B. B., Scudeller, K. C. F., Rocha, N. O. da, Rocha, N. O. da, Cometti, R. F. C., Candido, R. R. da S., … Menezes, W. M. de. (2025). CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO: COMO TRANSFORMAR A SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 945–952. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18735