A EDUCAÇÃO CONECTADA: O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18681Palavras-chave:
Mídias digitais. Educação conectada. Ferramentas digitais. Aprendizagem. Pesquisa bibliográfica.Resumo
O presente estudo investigou o papel das mídias digitais na aprendizagem contemporânea, com o objetivo de analisar as principais ferramentas digitais utilizadas no ambiente educacional e suas implicações pedagógicas. A pesquisa, de natureza sobretudobibliográfica, revisou artigos, livros e publicações acadêmicas para compreender como as tecnologias digitais impactam o processo de ensino e aprendizagem. Foram abordadas as principais ferramentas, como plataformas de e-learning, recursos audiovisuais e ferramentas de colaboração online, que oferecem novas oportunidades de personalização do ensino e interação entre alunos e educadores. A pesquisa também destacou os desafios enfrentados na integração dessas tecnologias, como a falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação dos professores. Ao final, foi possível concluir que, embora as mídias digitais tragam benefícios claros para o aprendizado, sua plena implementação depende da superação de obstáculos estruturais e pedagógicos. A pesquisa apontou que estudos são necessários para explorar as melhores práticas de utilização dessas ferramentas em diferentes contextos educacionais e para aprofundar a compreensão sobre os efeitos das tecnologias na aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY