A EDUCAÇÃO CONECTADA: O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Vera Lúcia Gonçalves Lédo MUST
  • Aurinéa Moreira Cordeiro MUST
  • Carmem Lucia Queiroz Conceição MUST
  • Daiane Vilela de Rezende Tavares MUST
  • Nivea Pereira Couto FICS
  • Olivia da Silveira Borges Bastos MUST
  • Rosana Oliveira Freitas Trindade MUST
  • Wandeson Silva de Moura MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18681

Palavras-chave:

Mídias digitais. Educação conectada. Ferramentas digitais. Aprendizagem. Pesquisa bibliográfica.

Resumo

O presente estudo investigou o papel das mídias digitais na aprendizagem contemporânea, com o objetivo de analisar as principais ferramentas digitais utilizadas no ambiente educacional e suas implicações pedagógicas. A pesquisa, de natureza sobretudobibliográfica, revisou artigos, livros e publicações acadêmicas para compreender como as tecnologias digitais impactam o processo de ensino e aprendizagem. Foram abordadas as principais ferramentas, como plataformas de e-learning, recursos audiovisuais e ferramentas de colaboração online, que oferecem novas oportunidades de personalização do ensino e interação entre alunos e educadores. A pesquisa também destacou os desafios enfrentados na integração dessas tecnologias, como a falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação dos professores. Ao final, foi possível concluir que, embora as mídias digitais tragam benefícios claros para o aprendizado, sua plena implementação depende da superação de obstáculos estruturais e pedagógicos. A pesquisa apontou que estudos são necessários para explorar as melhores práticas de utilização dessas ferramentas em diferentes contextos educacionais e para aprofundar a compreensão sobre os efeitos das tecnologias na aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Vera Lúcia Gonçalves Lédo, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Aurinéa Moreira Cordeiro, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Carmem Lucia Queiroz Conceição, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Daiane Vilela de Rezende Tavares, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nivea Pereira Couto, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Olivia da Silveira Borges Bastos, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rosana Oliveira Freitas Trindade, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Wandeson Silva de Moura, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Lédo, V. L. G., Cordeiro, A. M., Conceição, C. L. Q., Tavares, D. V. de R., Couto, N. P., Bastos, O. da S. B., … Moura, W. S. de. (2025). A EDUCAÇÃO CONECTADA: O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 441–447. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18681