TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais. Educação Física. Ensino-Aprendizagem. Inovação Pedagógica.Resumo
Nos últimos cinco anos, a dinâmica do ensino e da aprendizagem tem se transformado significativamente, impulsionada tanto por avanços tecnológicos, quanto por mudanças nas abordagens pedagógicas. Neste contexto, faz-se necessário destacar que a integração dessas tecnologias e metodologias também estão na área de conhecimento da Educação Física, representando um campo fértil para a investigação, devido ao seu potencial para enriquecer a experiência educacional e atender às necessidades de um alunado cada vez mais conectado digitalmente.
Neste aspecto, a inserção de tecnologias digitais e a implementação de metodologias ativas no ensino da Educação Física emergiram como temas importantes no cenário educacional contemporâneo.
Esta pesquisa se fundamenta na premissa de que a educação moderna requer uma abordagem que ultrapasse os métodos tradicionais de ensino, adaptando-se às novas realidades tecnológicas e pedagógicas. A justificativa para uma investigação encontra sustentação em várias fontes teóricas. Segundo Andrade Junior, Souza e Silva (2019), as metodologias ativas representam uma resposta inovadora às necessidades educacionais contemporâneas, promovendo um aprendizado mais participativo e centrado no aluno.
Outrossim, a integração de tecnologias digitais no ensino, conforme discutido por Arruda, Castro Filho, Siqueira e Hitzschky (2019), pode transformar a prática docente, tornando-a mais dinâmica e adaptável às diversas formas de aprendizagem dos alunos. Esta visão é corroborada por Baumann, Fofonca, e Carneiro (2018), que destacam como as tecnologias digitais podem fomentar a autonomia dos alunos e induzir novas práticas pedagógicas.
A relevância deste estudo também é enfatizada pela necessidade de compreender os desafios que acompanham a adoção dessas tecnologias e metodologias. Conforme Bacich e Moran (2018) argumentam, enquanto as tecnologias digitais oferecem oportunidades sem precedentes para o enriquecimento do processo educativo, elas também trazem desafios únicos, especialmente no que tange à sua implementação eficaz e ao desenvolvimento de competências digitais tanto para educadores quanto para alunos.
Neste contexto, a adoção de metodologias ativas em ambientes educacionais tem sido associada a uma melhoria na qualidade do ensino e na satisfação dos alunos, como indicado por Bender (2014). Essa transformação no ambiente de aprendizagem é importante para manter a relevância e eficácia do ensino da Educação Física atualmente, caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas e sociais.
Tais mudanças vêm de encontro à necessidade de adequar o ensino a uma sociedade cada vez mais digitalizada e interconectada. Segundo Baumann, Fofonca e Carneiro (2018), as tecnologias digitais não apenas proporcionam novas formas de engajamento e aprendizagem, mas também refletem socialmente, pois é nele que ocorrem as interações e as novas formas de comunicação no mundo contemporâneo. Assim, ao integrar as tecnologias no ensino da Educação Física, prepara-se os alunos para navegar em um ambiente social que está constantemente evoluindo e se tornando cada vez mais digital.
De acordo com Bacich e Moran (2018), a adoção de metodologias ativas no ensino é de suma importância para desenvolver habilidades essenciais no século XXI, como pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação. Essas habilidades são vitais não só no contexto educacional, mas também na vida social e profissional dos alunos.
Outra dimensão importante desta justificativa social é a promoção da inclusão e acessibilidade na educação. Como destacado por Corrêa, Taniguti e Ferreira (2021), as tecnologias digitais, quando utilizadas de maneira estratégica, podem tornar a educação mais acessível a uma gama diversificada de alunos, incluindo aqueles com necessidades específicas. Isso é particularmente relevante na Educação Física, onde a inclusão é um aspecto fundamental.
A necessidade de uma abordagem educacional que responda às demandas sociais também é enfatizada por Freire (1996), que argumenta a favor de práticas educativas que capacitem os alunos a atuar criticamente em sua realidade social. A integração de metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino da Educação Física vai ao encontro dessa visão, preparando os alunos para serem cidadãos ativos e informados em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.
O problema central desta pesquisa é investigar quais são as potencialidades e os desafios na adoção de metodologias ativas suportadas por tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. Esta indagação surge no contexto de uma crescente intersecção entre educação e tecnologia, buscando compreender como essa convergência pode ser otimizada para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em um campo tão dinâmico quanto a Educação Física.
O objetivo geral é analisar as potencialidades e desafios das metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais em aulas de Educação Física, tendo como objetivos específicos: identificar os benefícios e mecanismos de suporte ao aprendizado proporcionado pela integração de tecnologias digitais e metodologias ativas; examinar as estratégias pedagógicas que as tecnologias digitais oferecem ao ensino da Educação Física; experienciar uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) para planejar estrategicamente as decisões relacionadas à implementação de tecnologias digitais e metodologias ativas nas aulas de Educação Física.
A metodologia adotada para esta pesquisa será uma revisão bibliográfica, conforme as diretrizes estabelecidas por Gil (1990) e Marconi e Lakatos (2003). Esta abordagem será complementada por uma análise SWOT, consoante com Silva, Silva, Barbosa, Henrique e Baptista (s.d.), permitindo uma avaliação estratégica das potencialidades e desafios identificados. A pesquisa se baseará em uma consulta a bases de dados relevantes, como o Portal de Periódicos da CAPES, Google Scholar e SciELO, focando em publicações dos últimos cinco anos relacionadas às palavras-chave pertinentes como ‘metodologias ativas na educação física’, ‘tecnologia digital no ensino’ e ‘inovação pedagógica em educação física’.
Este trabalho está estruturado em diferentes seções. A introdução apresenta uma contextualização do tema abordado. O Capítulo 2, intitulado ‘Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: Benefícios e Mecanismos de Suporte ao Aprendizado da Educação Física’, explora os conceitos de tecnologia digital e metodologia ativa, analisando os benefícios e os mecanismos de suporte que essas abordagens oferecem à Educação Física.
A terceira seção concentra-se nas ‘Estratégias Pedagógicas que as Tecnologias Digitais Oferecem ao Ensino da Educação Física’. Inicia com uma visão geral da Educação Física, seguida de uma discussão sobre as orientações legais que norteiam seu ensino e culmina com um exame das estratégias pedagógicas relevantes para essa disciplina.
Posteriormente, é realizada uma Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) para aulas de Educação Física. Esta seção inicia com uma explanação sobre a experiência de análise SWOT, seguida de uma avaliação estratégica para planejamento relacionado à implementação de tecnologias digitais e metodologias ativas.
Por fim, as Considerações Finais reúnem reflexões e conclusões derivadas da pesquisa, enfatizando descobertas chave e implicações para a prática educacional. A conclusão é seguida pelas Referências Bibliográficas, que documentam todas as fontes utilizadas para embasar teórica e metodologicamente o estudo.
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